quarta-feira, 30 de julho de 2008

Tá frio, tá frio, tá gelado, TÁ CONGELADO!!!!

Primeiramente, antes de iniciar mais um texto neste espaço democrático, gostaríamos de pedir desculpas aos amigos internautas e aos ouvintes assíduos do Comunicação Total da Santana 87,9FM pela demora em postar novo conteúdo. As tarefas diárias, os afazeres profissionais e, para ser sinceros, a preguiça - esta em menor tamanho - nos impediram de colocar novas palavras para satisfazer a curiosidade de vocês. Mas, em outro ponto, confessamos ter ficado um tanto quanto insatisfeitos pela forma como um certo cidadão se utilizou de No Prelo, tentando fazer dele um palanque ou uma forma de atacar alguém. Mas as impressões e explicações já constam em post anterior, portanto, sem mais delongas, vamos a mais um texto.

A campanha com vistas à Prefeitura e à Câmara de Vereadores já começou em Sete Lagoas. Peraí, começou!? - se você não avisa!!... Pois é, em termos políticos estamos mais parecidos com a Patagônia do que com Cancun. Tá frio frio, gelado, tá nada, tá é congelado mesmo. Até o presente momento, os candidatos se dedicam mais ao corpo a corpo, meio tímido, do que aos pedidos explícitos de votos ou à entrega de materiais promocionais de si próprios - pra quem não conhece, os santinhos.

Os quatro candidatos a prefeito também não colocaram "o bloco" na rua, apesar de que vários carros já transitam como verdadeiros outdoors ambulantes, com adesivos que mais parecem cartazes, seja no vidro traseiro ou nas laterais. Os candidatos a vereador também têm se utilizado deste artifício. Acreditamos que as coisas começarão mesmo a "esquentar" a partir de agosto ou mais precisamente no meio do mês. O que esperamos é, acima de tudo, ética, não ao baixo-nível - típico de campanhas passadas na cidade.

E as pesquisas? Ah, as pesquisas de intenção de voto já devem ter sido encomendadas, mas podem ter certeza que são mantidas a sete chaves e só serão divulgadas em momento oportuno e, acima de tudo, se os dados apontarem preferência para si próprio. Na Câmara, acreditamos numa renovação, de certo ponto tímida, mas numa renovação. Enfim, é o que há de campanhas neste momento, no mais, é aguardar e ter sempre à cabeça a frase: "ACEITE O FEIJÃO, MAS NÃO VOTE NELE NÃO"!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

E o sonho foi adiado

Já não bastava amargar a queda para a segunda divisão, os torcedores do Democrata tiveram outra péssima notícia esta semana. A verba estadual, que foi aunuciada com todo o glamour na visita do governador Aécio Neves, teve que ser suspensa. A causa? Falta de compromisso com as dívidas. Assim, a Arena do Jacaré está empenhada, e com isso não pode receber a verba para a iluminação do estádio.

Tudo foi fruto de acordos mal engembrados da diretoria anterior, segundo o consultor jurídico do clube, Roberto Reis. Assim, enquanto as dívidas trabalhistas não forem pagas, que giram em torno de R$300 mil, nada de verba.

É uma pena o Jacaré passar por uma situação dessa, resultado da irresponsabilidade de dirigentes, que até podiam ter amor ao clube, mas que fizeram tudo sem pensar, afinal, o dinheiro gasto não era dele, muito menos o patrimônio do clube.

Enquanto perdurar este tipo de pensamento nos clubes de futebol, já que dívidas não é exclusividade do Democrata, a situação vai ser caótica, e vamos ver diversos bons jogadores embarcarem no Aeroporto Tom Jobim, no RJ, em direção à Europa, onde tem muito mais condições de jogar. Nós produzimos os melhores jogadores, e eles ficam com os melhores campeonatos...

Que pena...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Não vamos partir para o baixo nível.....

“No Prelo” foi criado com o intuito de debater os assuntos de interesse da comunidade setelagoana e, também, mostrar um pouco dos bastidores da notícia, aquilo que os leitores, ouvintes, telespectadores e internautas não têm acesso. Desde o final do ano passado, vários foram os posts aqui colocados, a maioria deles motivo de elogios por parte dos internautas e dos ouvintes do Comunicação Total, da Rádio Santana 87,9FM.

Mas não só de elogios queremos viver. Também somos alvo de críticas e as aceitamos de bom grado, desde que construtivas. Infelizmente, pela primeira vez desde a criação deste espaço, tivemos o desprazer de retirar um comentário postado em relação a uma nota que, convenhamos, tem rendido mais do que deveria. O digno leitor, que disse perder tempo em ler um “blog sem credibilidade” – mas leu –, tratou de desmerecer o trabalho de jornalistas que suaram a camisa para estar onde estão e que não aceitam ataques pessoais, até porque nem o conhecemos o detrator.

Caro Mauro Sérgio, do bairro Canaan (será que é mesmo este o seu nome e o seu bairro?), ao invés de desmerecer o trabalho e o intelecto de quem nunca fez nada contra Vossa Senhoria, poste textos construtivos, abra um canal de debate interessante para a comunidade, para os internautas, para os educados que aqui dão o seu recado. Com ataques do tipo V.Sa. só nos faz crer que mal informado é o senhor e, além disso, é mal educado. Não partiremos para o revide e NÃO ACEITAREMOS que No Prelo sirva como plataforma de discussão baixo nível.

Agradecemos e ao mesmo tempo dispensamos comentários como aquele feito por você e deletado pela equipe. Esperamos que fatos como este não voltem a acontecer, até porque o Blog foi criado para abrir um canal de debate, mas sabemos que em período eleitoral tentarão usa-lo para o desserviço à comunidade. Isso também não será aceito! Sobre o texto do Encontro de Motociclistas, jornalista vive de fonte, e o senhor Ronaldo Chequer é uma fonte sim e continuará o sendo, mas como foi postado anteriormente, novas informações estão sendo colhidas e um post será publicado em breve, inclusive, coma versão do setor responsável da administração pública. Jornalismo é isso e isso sabemos fazer!

EQUIPE NO PRELO

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Leitor mal informado é duro...

Em resposta a um comentário colocado em nosso blog no texto sobre o encontro dos motociclistas, a equipe do No Prelo trata de responder rápido, afinal, não damos as costas aos nossos detratores e rebatemos as pedras de forma inteligente...

"Jornalista mal informado é duro. Não existe esta história. Manda o Chequer dá uma entrevista e publique-a com os verdadeiros fatos", este é o comentário colocado estes dias...

Para começo de conversa, conversamos sim com o nosso amigo Ronaldo Chequer, se quiser pode ligar diretamente a ele e perguntar sobre tal fato. Se houve descaso com o encontro dos motocilcistas pelo poder público, é bom deixar claro que foi ele mesmo, o próprio Ronaldo, quem nos contou.

E para mostrar que somos bem informados, conversei de novo com o nosso amigo Ronaldo Chequer, agora, quinta-feira, dia 10 de julho de 2008, às 17h. E pode perguntar a ele se não houve essa conversa.

Pessoalmente ele me falou que enviou um pedido à prefeitura pelo espaço para o encontro em maio, e que não houve resposta. Segundo ele "acho que o prefeito nem recebeu essa correspondência, e ficou puto (sic) com essa história do cancelamento". Ronaldo nos contou que recebeu uma ligação da secretária municipal de cultura e comunicação, Hermelinda Martins, falando que ia conversar com os feirantes e terá uma resposta o mais breve o possível.

Ainda entre aspas, já que foi ele que me disse, em informação que ele próprio me deu, provando que a gente conversa sim com as pessoas, atrás da informação correta, "não dá mais tempo para fazer em julho, como estava programado, mas que vamos tentar marcar para setembro".

Será que agora mostramos que somos bem informados?...

Obs.: Se há detratores em nosso blog isso é bom, agradecemos imensamente... Isso quer dizer que estamos incomodando. E será assim que a cidade tende a ganhar.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Aprovado em 1.º turno...resta o segundo!

O Projeto que altera a Lei do Pequizeiro foi aprovado em primeiro turno na Assembléia de Minas Gerais na última terça-feira, conforme antecipamos aqui no Blog. A medida dá um fôlego à instalação da Ambev em Sete Lagoas. Foram 37 votos favoráveis, 1 contra e 1 abstenção. A reunião foi extraordinária.

O Projeto agora retorna à Comissão de Meio Ambiente e deve ser votado em segundo turno, no plenário, na semana que vem e, caso seja aprovado novamente, vai à sanção do governador Aécio Neves, que já manifestou o desejo na implantação da fábrica de cervejas na cidade. Vamos aguardar...

P.S.: Quanto à não realização do Encontro de Motociclistas divulgada aqui há alguns dias, ínformações adicionais estão sendo colhidas e assim que obtivermos novas versões iremos divulgar aos leitores e aos ouvintes do Comunicação Total da Rádio Santana FM87,9.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Iminente perda...(um pouco mais sobre pequis - parte 2)

A Assembléia Legislativa de Minas deve votar nesta terça-feira (08/07) o projeto que altera a Lei do Pequizeiro. A matéria, de autoria do deputado estadual Doutor Viana, vai a plenário graças a um acordo de líderes costurado por deputados peemedebistas, do mesmo partido do prefeito Leone Maciel. Sete Lagoas se vê, agora, nas mãos da ALMG.

Informações de fonte segura dão conta de que, caso a alteração na Lei não seja aprovada até o próximo dia 15, a cidade fatalmente vai perder a unidade da Ambev e ficar sem a criação de empregos diretos e indiretos, além de investimentos da ordem de 240 milhões de reais. Esta semana será decisiva para a novela Ambev em Sete Lagoas. Esperemos e veremos....

P.S.: Caso a lei não seja alterada, como ficará o futuro novo distrito industrial de Sete Lagoas, nas proximidades da Iveco Fiat? Os terrenos dali são cobertos de pequizeiros....fioca a indagação.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

De lamentar...

É, ficamos para trás de novo... O que já se tornou uma tradição na cidade, será intenrrompido. Por falta de apoio da prefeitura, este ano não acontecerá o Encontro de Motociclistas. A informação foi dada pelo nosso amigo Ronaldo Chequer, presidente do motoclube Lobos da Estrada.

E fica aqui uma reflexão. Por que será que eventos que trazem bons turistas - pois sabemos que estes motociclistas vem para a cidade, se hospedam nos hotéis, comem nos restaurantes, e não são vândalos - não tem apoio do nosso prefeito? Por que será que eventos como Carna7, em que a produtora é de Belo Horizonte e fica com a maior parte do dinheiro que poderia ficar na cidade, e trás os piores turistas que qualquer cidade poderia receber, pois sujam nossas lagoas, quebram nosso patrimônio, tem total apoio da prefeitura?

É de lamentar a forma de pensar de nossos comandantes...

Destaques de novo?

Sabemos que muitas pessoas pensam que redigir uma reportagem que cai mal para Sete Lagoas deve ser um prazer para estes jornalistas que vos escreve. Terrível engano. É muito ruim saber que a nossa cidade vai sair mais uma vez de forma ruim nos notíciários, e que as pessoas vão ler e refletir em como vai de mal a pior a nossa política.

E mais uma vez estamos nas páginas de jornal de forma a manchar o nome da cidade. Desta vez o destaque foi o nepotismo. A juíza teve que expedir uma decisão judicial para que a ética impere nos corredores da Câmara Municipal. São 14 funcionários que tinham parentesco próximo a alguns dos ilustres idílios, o que fazia um total em salários de R$602 mil por ano.

E, nós, jornalistas, ficamos sonhando em um dia poder dar boas notícias para os cidadãos, que pagam corretamente os impostos e por consequencia o salário destes vereadores, que deveriam pensar melhor sobre o dinheiro público, que é público, e não de exclusivo uso deles.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Vai ter trabalho duro

Na segunda-feira (30/06), último prazo para as convenções partidárias, pelo menos duas candidaturas se ratificaram. O atual prefeito Leone Maciel foi confirmado pelo PMDB e terá como vice o vereador Luiz Carlos de Oliveira - indicação do PP de Márcio Reinaldo. A reunião foi na Associação dos Servidores Municipais, repleta de partidários e porque não os pelegos de sempre - eles nunca deixam a peteca cair -, mas afinal de contas era um evento aberto.

Enquanto isso - e no mesmo horário - Maroca e Ronaldo João eram confirmados na dobradinha PSDB/PDT, com as bençãos do PT local e estadual. A reunião foi no salão de convenções do Lago Palace Hotel - que chique heim! O cenário se desenha....devem ser cinco candidatos para menos, até porque o prazo de homologações termina só no final desta semana: Leone, Maroca, Dr. João Batista Araújo, Emílio Vasconcelos e Paulo França seriam os candidatos indicados pelos seus partidos.

Quem vai ter mais trabalho? A resposta seria óbvia caro jornalista. Claro que o atual prefeito. Ele é a vidraça, está em evidência, no exercício do cargo, portanto, vai ter que, junto com seus correligionários, trabalhar duro, evitar os ataques que acontecerão e mostrar algo que tenha a ser mostrado. Outro fator é a operação João de Barro da Polícia Federal, recentemente em Sete Lagoas, e que já foi utilizada pela mídia opositora ao atual prefeito como mote para desgastá-lo. Cada grupo luta com as armas que tem.

Mas não pensem que os demais candidatos terão trabalho fácil. Pelo contrário. O eleitor quer ver trabalho prestado, serviço feito, vida pregressa.....alguns deles terão que mostrar a que vieram, de onde vieram e para onde querem levar a cidade. Vai ter trabalho duro, pra todo mundo....

Lagoas....estado lastimável!!!!

As lagoas da cidade, que dão nome ao município, estão em estado lastimável. Não é difícil observar, in loco, a situação degradante da Lagoa da Catarina, por exemplo, onde predomina e sujeira e a falta d'água. Na Cercadinho, outro problema que parece não ter fim, novamente a falta do espelho d'água. Pelas informações obtidas, na administração do ex-prefeito Ronaldo Canabrava a Catarina teria passado por revitalização, mas parece ter morrido de novo. Obra mal feita ou obra não feita?

Nos próximos dias voltaremos a abordar o tema, se possível com fotos dos locais e informações mais precisas de ambos os lados, regra primeira do bom jornalismo. A população precisa saber o que acontece e o que acontecerá com os principais car~tões postais da cidade. Aguardem......

E o PT ficou com.......o PSDB!

Pois é, a nota postada aqui sobre uma possível interferência do PT Estadual na aliança entre o partido em Sete Lagoas e o PSDB não se confirmou. Apesar de a fonte da informação ser fidedigna, os cerca de 10 militantes contrários à aliança foram voto vencido e na última segundda-feira a caminhada conjunta foi ratificada, assim como a candidatura de Maroca e Ronaldo João, como especulávamos há mais de 1 mês durante o Comunicação Total da Rádio Santana 87,9FM aos sábados.

A coligação continua sendo estranha, justamente devido à distância entre as duas siglas nacional e estadualmente. Mas, enfim, se respeitou o desejo dos partidários. Cremos que alguns destes mesmos partidários, que votaram pela aliança, poderiam estar na inauguração da Avenida Norte Sul, no último dia 20 de junho, quando da visita do governador Aécio Neves. Lá, cartazes e faixas criticavam a política salarial do tucano Aécio no setor educacional mineiro. Seria "bater e assoprar"?

No final das contas, o PT ficou com.......o PSDB.