quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O treco tá esquentando....

Sei, podem nos xingar, pois estamos um tanto quanto em falta de postagens neste espaço da Rede, mas a labuta diária nos veículos de comunicação às vezes nos impede de escrever com mais assiduidade sobre, principalmente, os bastidores da política lacustre. Porém, vai uma notinha quentinha pra quem gosta. O treco tá começando a esquentar na política setelagoana, mais precisamente no que tange a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o próximo biênio.

Em post anterior comentamos por alto os nomes daqueles que estariam interessados no comando da Casa Legislativa, a Casa do Povo como os vereadores gostam de dizer. Os nomes mais comentados eram Milton Saraiva, Duílio de Castro e Claudineu Dias, porém um nome novo apareceu esta semana e colocou fogo no circo. Trata-se da indicação do PMDB para que o Dr. Caio Dutra concorra ao cargo, o que deve ter tirado, sobretudo, o Duílio de Castro do sério.

O PMDB fechou questão quanto à eleição da Mesa Diretora e já sai com quatro votos - o próprio Caio, Toninho Rogério, João Pena e Gilberto Doceiro. Se olharmos pelo lado da coligação para as eleições majoritárias e se for mantido o apoio anterior teria mais dois votos - Milton Saraiva e Dr. Euro: total de seis votos. Restaria um voto para eleger o vereador, que não sabemos de onde virá. Não sabemos, também, se realmente o Claudinei será candidato mesmo ou se apoiará um ou outro.

Certo é que as costuras já haviam começado e o lançamento de Dr. Caio pegou todo mundo de surpresa. Vale lembrar ainda que Duílio apoiou o prefeito eleito Maroca, que deve retribuir o apoio na eleição interna. Mas isso é política e todo vereador tem direito se votar e ser votado. Vamos aguardar o dia 1.º de janeiro e ver no que isso vai dar.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mais especulações

Para atualizar nossas especulações em torno do secretariado do prefeito eleito Mário Márcio Maroca, estamos com novas informações. Um dos nomes não é novidade. Trata-se de Lairson Couto, que pelas conversas nos bastidores, vai assumir novamente a Secretaria de Meio Ambiente, em vez do Saae. Há um outro nome cogitado a assumir uma pasta da próxima administração, que já teria sido assessor do senador Eduardo Azeredo, mas ainda não foi revelado tal nome. Mas assim que tivermos a informação, colocaremos aqui.

Mas uma coisa é curiosa. Dr. Lairson estava cotado para voltar ao Saae, autarquia que ele conhece bem, e tem bons conhecimentos, quando se trata de água. Por que será que ele optou pelo Meio Ambiente? Será que o meio ambiente da politicagem e dos favores viciosos que perduram há anos naquele lugar espantou o engenheiro?

Ganha um doce para quem responder corretamente tal questão...

Não chega a tanto, mas pode ser um alerta...

A Cidade Maravilhosa (leia-se Rio de Janeiro) viveu horas de caos na última segunda-feira devido às fortes chuvas. Lógico que não se pode comparar com nossa querida Sete Lagoas pelo tamanho, mas por outro lado, tal lá como cá o problema com o esgoto piorou ainda mais a situação, segundo o jornal O Globo. Bueiros não suportaram a pressão e as redes de captação se romperam. Bem, foi alvo de comentários recentes no Comunicação do Total (Rádio Santana FM, 87,9) a rede de esgoto setelagoana, da qual não se tem ou se tem, é pouca, idéia de como anda. O que se sabe é que precisa urgente de troca por completo ou quase por completo.

Algumas ruas de Sete Lagoas se tornam intransitáveis em dias de chuva forte. Certas vias não possuem captação pluvial e quem sofre são os moradores, quando a água, na maioria das vezes misturada à sujeira, invade às casas. É preciso pensar mais além e questionar se realmente o que temos na cidade consegue suprir a demanda existente. Conforme matéria do Sete Dias de sexta-feira (14/11/2008), a partir de palavras do diretor-presidente do SAAE, a estrutura da autarquia é capaz de atender bem apenas 50 mil pessoas. Mas e os outros 180 mil habitantes, visto que segundo dados o município já beira os 230 mil?

O caso merece mais atenção e caberá ao próximo prefeito descascar este e outros abacaxis. Que Deus nos abençoe e que São Pedro tenha piedade de nós.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A comunicação na política...

Pois é, que a comunicação é uma ferramenta importantíssima nos dias atuais, sobretudo para a divulgação de ações ligadas aos vários setores da atividade humana, ninguém tem mais dúvidas. Mas e quando isso tudo é utilizado na política? Bem, aí há de se colocar alguns pontos e discutir mais amplamente para que serve e como está sendo absorvida pelo público alvo. A Câmara de Vereadores de Sete Lagoas criou órgãos de comunicação importantíssimos para a divulgação de ações de seus membros. Estas ferramentas são até de ser ponto um auxílio não só aos edis, mas também para que a população, eleitores que os colocaram onde estão, possam ter contato com aquilo que eles vem fazendo no dia a dia.

Que toda esta parafernália de mídia seria utilizada com fins eleitoreiros, a maioria das pessoas já sabiam, até porque a informação é repassada da forma como eles querem, sem a interferência de um repórter, diga-se de passagem interferência questionada por vereador em épocas anteriores. Aí entra o primeiro ponto, até onde esta informação está sendo passada de forma a beneficiar o cidadão? Ou melhor, esta informação visa beneficiar o cidadão ou ao próprio vereador? A transmissão de reuniões pela TV e pelo rádio é outro meio importante para que o eleitor tenha contato com a atividade parlamentar e é justamente neste ponto que entramos no mérito.

Vejam bem, ninguém tem que concordar com o que aqui está escrito. Este texto está apenas para levantar algumas questões pertinentes acerca de tudo isso que estamos assistindo. Na última reunião do Legislativo, esta semana, transmitida pela TV e Rádio Câmara - leia-se ETV e Rádio Eldorado - um assunto de suma importância estava na pauta, a presença do diretor presidente do SAAE, Domingos Gilberto de Almeida. Com os problemas enfrentados no setor de saneamento e as reclamações constantes da população acerca do serviço prestado hoje em Sete Lagoas, o povo, eleitor, contribuinte, teria no mínimo um interesse maior em escutar aquilo que ele tinha a dizer e explicar.

Sabemos que existe um contrato entre o Legislativo e as emissoras citadas, no qual consta horário de transmissão e tempo de duração desta transmissão. E o representante da rádio presente no plenário foi muito feliz ao solicitar a extensão do tempo devido à importância do assunto. Porém, quando os vereadores passaram aos questionamentos, a transmissão foi encerrada e o ouvinte ficou a ver navios. As emissoras nada têm a ver com isso, a culpa é de quem fez o contrato, parte do Legislativo. Se querem que o eleitor tenha acesso aos seus trabalhos e àquilo que estão fazendo, que prestem mais atenção.

Não seria o caso de o próprio portal da Câmara criar um link de transmissão ao vivo, já que pelo menos assim as transmissões não seriam encerradas repentinamente? Não são todos que têm tempo disponível para acompanhar as reuniões in loco, portanto, a criação destes meios de comunicação foi importante, mas pontos como estes levantados por No Prelo devem servir de alerta e nada mais do que uma crítica construtiva aos membros do Legislativo, até porque não estamos aqui para criticar pura e simplesmente, mas para fazer nosso papel de bem informar e sugerir algo de bom para a cidade que moramos e vivemos. Fica a sugestão, aceite quem quiser.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

E dizia a profecia

Nossos geógrafos e geomorfólogos, estudiosos do nosso solo cárstico, afirmam que aqui, na região de Sete Lagoas, o sertão já foi mar. Por isso explica a formação do nosso subsolo, de nossas falhas (não pessoais, mas da cidade), dos grandes rios que passam por baixo de nosso pés.

Mas parece que tem gente que quer adiantar nossa profecia. Sem a limpeza periódica dos bueiros, as primeiras chuvas indicam que as ruas estão se tornando verdadeiros rios, mais um vez. Sim, mais uma vez porque esse problema é corrente, desde que entendemos por gente. Todo período de fortes chuvas, como o que estamos nos aproximando, sair de casa vira uma verdadeira aventura à lá Indiana Jones. E se bobear ainda encontramos no aguaceiro um jacaré perdido nas nossas ruas (afinal, outro problema corrente é a falta de nomes que identifiquem as ruas).

Se um dia o sertão já foi mar, então querem inverter nossa situação. "O sertão vai virar mar", mas doce, de água de chuva...

E o mundo gira...

Como são as coisas... Conta uma certa história de uma cidadezinha no interior do país, que nos leva a uma reflexão. Que o mundo gira, as posições mudam, dá a suas voltas. Quem um dia é poderoso, no outro, pode ficar em maus lençóis. Até mesmo ficar devendo contas básicas, uma carne de pescoço na feira, uma sola de sapato no sapateiro.

E não é que um ex-prefeito da tal cidade, que saiu pelas portas dos fundos, está sem internet, sua única conexão com o mundo. Ao ligar para o suporte da provedora, obteve uma resposta clássica: SUA INTERNET FOI CORTADA POR FALTA DE PAGAMENTO.

Que pena! Se ele não pagar a conta, não vai poder acessar o No Prelo e ficar por dentro das melhores informações e fofocas de Sete Lagoas...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Vai começar de novo o SAAE x Copasa?

Meu Jesus Cristinho, será que vai começar de novo esta lenga lenga de SAAE x Copasa? Pelo que assopram nos ouvidos destes que vos escrevem e pelos comentários de colunistas mais ligados em política da imprensa local, seriam favas contadas a entrada da Copasa na cidade em 2009, tão logo o novo prefeito assuma a cadeira da Praça Barão do Rio Branco. Se pensarmos bem, e aí entra a especulação nossa de cada dia, a Copasa pertence ao Governo de Minas, que tem em seu posto maior o governador Aécio Neves, que é tucano, mesmo partido de Maroca, eleito em Sete Lagoas e do qual recebeu apoio.

Outra coisa, o serviço do SAAE tem se mostrado péssimo. Os investimentos previstos para melhorar a autarquia não saíram do papel e aquilo que saiu pouco ou nada resolveu e se resolveu alguma coisa foi em pequena escala. Daí, a Copasa seria a única saída mais imediata para resolver o problema do saneamento na cidade, visto que estamos a praticamente 1 ano desta tal Meta 2010, que na minha opinião vai ser estendida pra 2020 e por aí vai, dada a falta de estrutura dos municípios para resolver seus próprios dilemas.

Bem amigos, se levarmos em conta a situação de falta d'água e das redes de esgoto da época dos Incas que existem em Sete Lagoas, tudo isso aliado à reclamação geral da população quanto aos serviços de nossa autarquia, a Copasa vai entrar pesado para tentar se instalar aqui. E quanto àqueles que disseram que o SAAE era viável, sobretudo alguns membros desta leguslatura da Câmara, veremos se irão continuar com a mesma idéia de antes na defesa do órgão. O negócio é esperar o ano novo chegar e a nova Era começar.

Então é Natal?

Ao andar pela cidade já me deparei com o Natal. Assustei, pois nem sabia que dezembro já havia chegado... Mas, afinal, realmente dezembro ainda não chegou, mas algumas empresas, principalmente elas, começaram a se enfeitar com árvores e motivos natalinos. Será que não esta um pouco cedo de mais para forçar a temporada de Natal? Qual será o motivo para tanta antecipação do Natal, em pleno início de novembro? Coitado daqueles Papais Noéis, que são contratados para distribuir balinhas para as crianças!!! Imagina eles com aquela roupa de inverno pesado neste calor infernal que estamos vivendo em Sete Lagoas.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

E o que a gente tem a ver com isso?


Então é isso: Barack Obama se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, do império (dacadente) mundial. O candidato derrotado, McCain reconheceu a derrota por volta das 2h15, horário de Brasília. Mas o que temos a ver com isso? Depois do fracasso do governo de Bush filho, que na verdade só terminou o que o pai começou no início da década de 1990, qualquer coisa deve ser melhor.

Bushinho implantou no mundo uma sensação de terror, de permanente medo. Dou-lhe a liberdade para ficar mais seguro, é o que ele conseguiu implantar na cabeça das pessoas. Mas o que a gente tem a ver com isso?

Tudo... E ao mesmo tempo, nada...

Os Estados Unidos ainda é a maior potência mundial, que dita as regras, mesmo que esteja na decadência, conforme profetizam. E o que acontece lá, afeta aqui. Assim, temos uma certa dependência dos norte-americanos, principalmente econômica e comercial. Vide a crise econômica estourada nos últimos meses, também fruto da política irresponsável do cretino Bush, que agora cria pacotes para salvar os arquibilionários banqueiros com o dinheiro do povo norte-americano. De alguma forma, isso deve chegar aqui, seja em maior ou menor densidade. Vai sobrar para a gente algo.

Mas por outro lado, nada. Temos que preocupar com o nosso cotidiano. Não podemos nos influenciar com o que acontece lá fora somente, precisamos urgentemente arrumar a própria casa, trazer a ética de volta para a política, fazermos reformas, preocupar mais com o umbigo também.

Obama é o primeiro presidente negro dos EUA, e desde o início dos discursos de Luther King, talvez seja a vitória mais significativa deles, que vivem um racismo mais radical que nós brasileiros, que temos essa horrível coisa de forma mais velada. Mas temos que lembrar que ele é ainda norte-americano, e que vai pensar antes de tudo em seu país. Não vá pensar que ele será conivente com os interesses contrários à sua população. Pode sim, pensar de forma mais aberta que a besta de Bush filho na política internacional, mas ainda sim, sempre pesará seu país nas decisões.

Pode ser uma nova era, pode ser a continuidade. Só depois vamos ver, vivendo a história.

Costuras nos bastidores

Após decidido o futuro chefe do Executivo, em 5 de outubro último, além dos 13 vereadores que irão compor a Câmara nos próximos quatro anos, uma "batalha" - no bom sentido, claro - já começou a ser travada nos bastidores para eleger o presidente da Mesa Diretora do Legislativo. Pelo menos quatro nomes são mais falados e cogitados pelos ditos entendidos em política local, sendo Toninho Rogério (PMDB), Milton Saraiva (PP) - o mais votado da cidade por duas eleições consecutivas -, Claudinei Dias (PT) e Duílio de Castro (PMN).

Na verdade, ao que tudo indica, os nomes que realmente parecem polarizar esta disputa são Duílio e Milton, que já abriram a todos que são realmente candidatos ao principal cargo da Câmara. Mas vai muito além de comando, já que Duílio teria o objetivo de sair candidato a deputado nas eleições de 2010 e nada mal ter à sua disposição uma ferramenta muito importante nos dias atuais, a mídia, visto que o Legislativo setelagoano tem um verdadeiro quarto poder em suas dependências, com rádio, TV e portal na Internet.

O vereador reeleito Euro Lanza (PP), do mesmo partido de Milton, disse em entrevista à ETV no sábado passado que existiria entendimentos para que a legenda apoiasse Claudinei num primeiro mandato de dois anos e no segundo tempo, ou seja, de 2011 a 2012, Milton assumiria o posto. Mas Duílio costura nos bastidores e tenta o apoio de outros partidos, conforme informações obtidas por No Prelo, para ser o vencedor com maioria. Nada está definido e muita água vai rolar embaixo desta ponte até o dia 1.º de janeiro, quando acontece a votação, que se não me engano é aberta.

Na verdade, para Maroca tanto faria se Milton, Claudinei ou Duílio fossem os eleitos, mas não é bem isso que se tem observado. Em seu primeiro mandato como prefeito e já vacinado em relação aos bastidores do Poder Legislativo, o novo chefe do Executivo sabe que as pretensões de Duílio são maiores do que uma simples presidência de Câmara. O edil vem se tornando uma liderança e fato é que teve uma votação assustadora neste pleito. E é aí que especulamos: e se Duílio vence a eleição, sai para deputado e, vencendo ou não, se candidata a prefeito, contra o mesmo Maroca - o qual apoiou este ano -, lógico que se Maroca for candidato à reeleição?

Aí amigos, o Mário Márcio terá um problema pela frente. Mas, por outro lado, Maroca não tem como deixar de dar seu apoio do Duílio, visto que o vereador investiu em seu nome, ajudou e agora vai querer a retribuição. Vamos aguardar, especular e nos divertir enquanto não ocorre nada na Terra dos Lagos Encantados...