sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sem Parque e sem Lagoa



Visto do alto da Serra de Santa Helena, se tem a noção da imensidão do terreno, em área nobre

Que a Lagoa da Chácara, no conhecido "Pasto do Gerson", não existe há muitos anos, isso todo mundo tá casando de saber, mas a decisão do Executivo em vetar a criação do Parque Natural da Lagoa da Chácara veio jogar por terra a intenção de que, um dia quem sabe, ela voltasse a ter água. Estes dois jornalistas que humildemente vos escrevem não conhecem tão afundo os meandros ambientais, os motivos que acabaram levando a Lagoa a secar, mas algumas pessoas ouvidas dizem que um dos motivos seria a urbanização desenfreada naquela região.

Pois bem, os motivos alegados pelo prefeito Maroca são vários, mas cremos que o maior seria o gasto com a desapropriação do terreno em questão, além do dinheiro a ser investido na manutenção do Parque Natural, que diga-se de passagem seria enorme. Não vamos entrar no mérito desta questão, o certo é que a criação feita através de projeto de lei complementar aprovada pelos vereadores foi vetada pelo poder público e agora novas discussões serão geradas.

Não é novidade que a intenção é que parte daquele terreno seja utilizada para a construção de um condomínio, mas diante das discussões sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente e visto que Sete Lagoas, a cada dia, fica sem cobertura vegetal, não seria o caso de criar este parque ou alterar a proposta? Como dissemos, não vamos entrar no mérito e a única coisa que temos a fazer é lamentar o veto, seja por qual motivo for.

Enquanto isso, enquanto não se tem dinheiro para se criar o Parque e maneja-lo, a máquina pública está inchada - queiram ou não queiram admitir -, é dinheiro gasto na Saúde e ela continua na UTI, entre outros pontos. Vida segue, quem sabe um dia assuntos como estes terão atenção maior de nossos políticos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estamos em campanha


Sabemos que a campanha para as próximas eleições começa efetivamente somente depois do apito final do último jogo da Copa do Mundo, na África do Sul (isso se a selecinha de Dunga chegar até lá). Mas o nosso blog vai entrar antes em campo, e aderir a campanha "Legalidade - eleição se ganha no voto".

E explicamos: sabemos que a baixaria pode ser um dos principais assuntos nas campanhas. E quando falamos em jogo sujo, falamos não só de baixarias, mas também nas tentativas de tapetões, processos e outros modos medonhos de tentar parar o candidato oponente.

O que a gente quer é uma eleição limpa, que os candidatos disputem os votos através de idéias, de programas de governo. É o mínimo que podemos pedir.

terça-feira, 25 de maio de 2010

E deu água no chopp




Toda a agitação no plenário na tarde desta terça-feira mostrava que algo diferente ia acontecer na Câmara Municipal. Mas as nuvens negras que prometiam se instalar nos céus da política de Sete "Bananas" Lagoas se dispersaram com água fria.

A promessa de uma CPI da Via Solo, que tinha a intenção de investigar irregularidades nos contratos entre a empresa e a prefeitura, não durou nem 24h. Logo no início da reunião as fofocas eram que a comissão já tinha ido por água a baixo. Quando chegou, o vereador proponente, Caio Dutra, que estava vestido de preto, já mostrou que a CPI não ia sair do papel: "Estou de luto por esta casa".

Dos seis que assinaram junto com Caio, cinco retiraram seus nomes entre a proposição e a reunião, o que enterrou a CPI. As informações são de que três do PMDB, mesmo partido do Caio Dutra, retiraram seus nomes, além de um do PT e outro do PV. Os cinco vereadores que mudaram de idéia são: do PMDB, João Penna, Gilberto Doceiro e Toninho Rogério, além de Claudinei Dias (PT) e Renato Gomes (PV).

Segundo as informações de bastidores, o motivo da retirada das assinaturas (ou desculpa para isso) foi a falta de dados na proposta do vereador Caio Dutra. Ele teria uma extensa documentação sobre as supostas irregularidades, mas que não foram apresentadas aos vereadores que assinaram junto com ele o pedido. Mas um vereador garantiu que o motivo é mais do que suficiente para a cassação do prefeito.

De novo, a Câmara viveu seus dias de muito barulho por nada. Mais uma vez a politicagem, de conversas, muita negociação e articulação parece ter rodado nossa cidade.

Em tempo: a cobertura integral durante a reunião do No Prelo no nosso Twitter parece ter sido um sucesso. Antes mesmo de iniciarmos este texto, já haviam quatro comentários aqui no blog sobre a reunião na Câmara. É o jornalismo sério em tempos de tecnologia.

Para saber como foi, publicamos aqui também as frases colocadas no Twitter:

- Plenário ate que não esta cheio. Cheio esta de fofocas, o que não falta nesta casa. Já dizem que a CPI não sai hj. about 2 hours ago via mobile web

- A primeira chamada não teve quorum. Só daqui 15 minutos nova chamada. Vamos esperar. about 2 hours ago via mobile web

- A frase do vereador Caio Dutra, vestido de preto, ao entrar no Plenario já diz alguma coisa: "Estou de luto por esta casa". about 1 hour ago via mobile web

- Só para constar: a equipe completa de 2 jornalistas do No Prelo esta presente no Plenario agora. about 1 hour ago via mobile web

A noite deve ter sido tensa na cidade. Deve ter rolado muita negocicao nos bastidores. O resultado a gente deve ver daqui a pouco. about 1 hour ago via mobile web

- Caio Dutra com a palavra. Começa a metralhadora giratória. about 1 hour ago via mobile web

- Ele começa manso, falando do reajuste dos servidores municipais. about 1 hour ago via mobile web

- Ele diz que ainda o projeto de lei do reajuste não chegou na casa. Ele reclama da morosidade da prefeitura. about 1 hour ago via mobile web

- Ele começa lendo o pedido de abertura de CPI, apresentado nesta segunda, no inicio da tarde. about 1 hour ago via mobile web

- Assinaram com ele ontem 7 vereadores e hj mantém apenas as assinaturas Reginaldo Tristeza. about 1 hour ago via mobile web

- Os outros nomes, que retitraram as assinaturas estão no site. Daqui a pouco estarão registrados. about 1 hour ago via mobile web

- Ou seja, deu água na CPI da Via Solo. As negociações esta noite foram eficientes. about 1 hour ago via mobile web

- Retiraram as assinaturas de ontem para hj: João Pena, Toninho Rogério, Gilberto Doceiro, Claudinei Dias e Renato Gomes. about 1 hour ago via mobile web

- Praticamente encerrou a reunião de hj. O que seria um tarde quente, terminou em água fria. about 1 hour ago via mobile web

Siga também o No Prelo no Twitter: www.twitter.com/noprelo

Reunião na Câmara Municipal

Acompanhe a partir das 15h a reunião na Câmara Municipal. Há a expectativa de uma CPI, e dizem que o plenário vai ferver. E o No Prelo estará lá.

Acompanhe pelo Twitter (www.twitter.com/noprelo) cada lance desse jogo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Previsão de pancadas e trovoadas

As nuvens carregadas podem voltar aos céus de Sete "Bananas" Lagoas. Não, não serão chuvas em pleno inverno seco, mas sim a abertura de uma CPI, a primeira da era Maroca, pela Câmara Municipal. Segunda as informações, sete vereadores já assinaram pela abertura, que deve acontecer na próxima reunião ordinária, terça-feira, 24 de maio. A motivação seria os contratos da prefeitura com a Via Solo, empresa terceirizada responsável pela limpeza, coleta e capinagem municipal. As informações são de que um contrato de R$6 milhões foi feito através de decreto, sem licitação, ou algo parecido. Haveriam outros R$2 milhões também em contratos que deverão aparecer na história.

Fato é que poderá ser aberta essa tal CPI. Inclusive, a imprensa já recebeu um email de convocação a partir do gabinete do vereador Caio Dutra, dizendo que haverá novidades na reunião de amanhã. Só não especifica o motivo.

O que ficamos a conversar com nossos botões é se essa CPI será usada politicamente, já que as eleições majoritárias batem à porta. Ou até mesmo pequenas rixas mesquinhas, tão comuns em nossa nobre cidadela. Que sejam feitas as apurações que cabem ao legislativo, mas que comprovem desvios de conduta ou de verbas. Se for verdade, que sejam reveladas, publicadas. Mas caso contrário, que a comissão não tenha uso pobre em prol de grupos políticos contrários. Se for assim, é melhor nem começar.

terça-feira, 18 de maio de 2010

E a greve terminou

Em contraponto ao texto anterior, viemos informar aqui que foi decidida o fim da greve dos professores da rede municipal de ensino. Mas há de se afirmar que, segundo os líderes do movimento, as negociações sobre salários ainda não terminou.

Segundo as informações, a insatisfação dos profissionais ainda é grande, e o reajuste oferecido pela prefeitura não é o suficiente. Mas ainda sim, eles aceitam voltar para as salas de aula, em troca de continuar a conversar sobre pontos importantes da pauta de reivindicação.

Pelo menos, as crianças voltaram a ter aula...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

E a greve continua

A prefeitura ganhou uma liminar da justiça, que determina o retorno imediato dos professores e funcionários da rede municipal de educação ao trabalho. Uma vitória na queda de braço. Na teoria, pois na prática, parece que a coisa não vai ser assim.

Com a proposta mostrada nesta quarta-feira (veja texto abaixo) e a determinação judicial, o prefeito esperava colocar um ponto final na greve. Mas em assembléia na tarde desta quinta, os professores decidiram manter a paralisação, que já atinge cerca de 70% das funcionários da educação, segundo dados do Sind-UTE.

Uma nova rodada de negociações deve acontecer nesta sexta-feira com o secretário de Educação, Fernando Campos, e a expectativa é que o prefeito Maroca também participe da reunião. Depois os funcionários seguem à tarde para mais uma assembléia.

Enquanto isso, as crianças ficam sem escola...

Até que concederam mais...




Na foto, o secretário Fernando Campos (Educação - de pé) e sentados o prefeito Maroca e o secretário Flávio de Castro (Planejamento)

É, desta vez nossa fonte não projetou a realidade dos fatos e fomos engolidos por um ganho real dos servidores acima dos 4% que No Prelo avaliou. Acontece, e por ser um blog opinativo, temos a prerrogativa também de especular. Não atacamos ninguém e vida que segue. O ganho real médio que deve ser concedido, vejam bem, deve, já que ainda passará pela Câmara - e alguém tem dúvida de que será modificado? - será de 10,5%.

Os números são complexos e pelo que apresentaram nesta quarta-feira o prefeito Maroca e os secretários Flávio de Castro (Planejamento) e Fernando Campos (Educação) está dentro da realidade financeira do Município. Só com os novos índices será gerado um impacto de até 14 milhões de reais no orçamento, que terá que ser equacionado até o final do exercício. Como isso será feito ainda não foi divulgado, mas mesmo que não queiram criar alarde e falar no momento, fatalmente haverá cortes na folha - entendam como quiserem. Não está nem perto daquilo que pretendem os dignos servidores, que labutam com um salário achatado há vários anos, mas o objetivo, pelo que No Prelo percebeu, é interessante.

A intenção é renivelar os salários e a partir disso conceder o reajuste, jé preparando terreno para o Plano de Cargos e Carreiras - que não c...e nem sai da moita. Esta proposta é diferente do anunciado em 2009, quando críticas ferrenhas foram feitas no meio dos servidores e na Câmara Municipal. Na época, a Prefeitura chegou a anunciar um reajuste de 7%, ou seja, o salário base da época ganhou um abono e chegou ao salário mínimo vigente e diga-se de passagem ninguém no Brasil pode ganhar menos que isso.

Por exemplo, a administração direta trabalha com quatro níveis salariais de acordo com o concurso público realizado na época de Ronald, o Cana Brava. Diante das perdas dos últimos anos, se observa o achatamento dos três primeiros níveis, com salário base em torno de R$ 465,00 e uma lacuna enorme em relação ao quarto, que percebe R$ 703,99. O objetivo é re-escalonar os níveis, privilegiando o salário. Não adianta quem fez concurso para cargo de salário menor, mesmo tendo formação superior, exigir aumento substancial. O que manda é o salário do cargo para o qual prestou concurso.

Com o realinhamento salarial proposto e de acordo com o que foi apresentado na quarta-feira, o índice passa a ser progressivo para os três primeiros níveis da administração direta, que têm salário base de R$ 465,05. O nível “I” ganhará mais R$ 20,00, o “II” R$ 45,00 e o “III” outros R$ 70,00, chegando ao novo patamar salarial base: I – R$ 510,13; II – R$ 536,42 e III – R$ 562,71, com reajustes de, respectivamente 9,9%; 15,35% e 21%. O nível “IV” teve reajuste de 8,10%, passando de R$ 703,99 para R$ 761,42.

Ainda é pouco, os servidores deveriam ganhar mais, mas não vamos, pelo menos aqui, colocar a faca no pescoço de quem quer que seja. Os números estão aí, a análise é de cada um.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Faltou o tempero

Desde o início a reinauguração do Restaurante do Trabalhador nos cheirava confusão. Com uma grande publicidade na imprensa, o evento tinha todos os sinais para se tornar um prato cheio para os professores, em greve desde o dia 20 de abril, usarem como ponto de manifestação. Apostamos nossas fichas nisso, e acertamos.

Estava tudo preparado. Quando chegamos no local, às 10h30, os professores já estavam lá, com carro de som e bandeirinhas, prontos para recepcionar Maroca com suas reivindicações. Chegamos a conversar com a líder do movimento, Carminha, que nos disse que o grande problema é o jogo do empurra-empurra, já que ninguém dá uma palavra final sobre o reajuste de salário da classe. Segundo ela, cerca de 70% dos funcionários das escolas públicas, e não só os professores, aderiram a paralisação.

Mas o ingrediente final não chegou. Maroca não apareceu no horário marcado, o que de certa forma deu um banho de água fria nos manifestantes. Foi formada uma fila para entrar no local e simplesmente as portas foram abertas, como um dia comum. A assessoria de comunicação nos informou que o prefeito estava reunido com secretários, justamente para discutir o reajuste dos servidores. Ele teria aparecido apenas depois do meio-dia e almoçou por lá. As más línguas falaram que ele se acorvadou, ficou com medo da pressão.

O certo é que faltou o tempero do almoço de reinauguração...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Extra! Extra!

Ficamos sabendo através de conversas de bastidores, vulgo fofoca, que a prefeitura já chegou finalmente ao percentual de reajuste do salário dos servidores municipais. Não vamos revelar nossas fontes, pois temos por direito constitucional, de segredo, mas é de uma pessoa que trabalha dentro de uma das secretarias responsáveis por tão minucioso cálculo.

E o aumento dos servidores em 2010 será de:... 4%!!!!! Tcharãm... A não ser que haja alguma mudança dentro da prefeitura nos próximos dias, ou que nossa informação esteja errada. Ai, não nos culpem por ter passado o engano para frente. Afinal, estamos vendendo o mesmo peixe que compramos.

É bom lembrar que este índice de reajuste incide apenas no salário e fica de fora os tais abonos, gratificações, ou os chamados penduricalhos.

Aguardemos o anúncio oficial. E ver se nossa fonte estava certa. Alguém arrisca uma opinião aí?