terça-feira, 20 de setembro de 2011

Escravos de Jó

A foice cortou geral. Mas ainda sem muitas explicações. A semana passada foi de várias especulações, mas de nenhuma elucidação. E mais uma vez vemos uma conturbada dança das cadeiras, sem nem mesmo a população saber por quê.

Primeiro começou com a queda na secretaria de saúde. Depois se estendeu à nomeação da secretaria de trânsito. Durante a semana outros nomes começaram a surgir, como no Saae, secretaria de educação e meio ambiente. A maioria ainda em meio à rádio corredor, que fala mais que prova. E fica um burburinho maior que a verdade.

Enquanto isso a população fica à espera. Não se sabe o que é fato, o que é especulação em meio à tantas notícias. O prefeito Maroca convidou os amigos e nem tão amigos assim da imprensa, um café com o prefeito. A princípio marcado para a tarde desta última segunda-feira, às 16h. Depois nos foi enviado novo convite, este adiando a conversa, para hoje, terça-feira, novamente às 16h. Um terceiro chegou de mansinho, mudando o horário para às 17h.

Enquanto o prefeito não explica, tudo fica brotando do chão. Ai cabe aqui nossa pergunta pertinente: porque essa coletiva não foi feita semana passada em meio ao clima de boatos? Só assim as verdades superariam a conversa de corredor e acabar com as especulações. Mas parece que as explicações vem depois dos boatos explodirem. Lamentável.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A quem se interessa?

Foto da devastação feito pelo incêndio, ainda na quinta-feira. Marcos Avellar, 08/09/2011
Incêndio em época de forte estiagem não é nenhuma novidade pelas terras Sélagoanas. Todos os anos, há focos, fuligem e muita fumaça na cidade, que pioram com o tempo seco e o vento. Mas talvez este ano, ao que parece a este escriba, a coisa foi um pouco mais longe.

Para ver de perto a situação, fui duas vezes, em dois dias seguidos, para acompanhar de perto a situação. Aliás, uma situação deplorável e muito triste, uma cena que dispensaria ver novamente. Mas o lado bom de ver de perto, é conhecer um pouco a realidade do combate aos focos. No primeiro dia, talvez o mais crítico, com direito à helicóptero que despejava litros e litros de água para tentar amenizar a situação, havia uma equipe de 17 bombeiros, junto com brigadistas, como o pessoal da Adesa, e voluntários que se embrenhavam e se arriscavam em meio ao fogo para tentar abafar as chamas.

Mas meu foco aqui não é o combate, mas tentar buscar uma explicação do antes do fogo. Afinal, segundo os levantamentos dos Bombeiros, esse último incêndio, de proporções enormes, foi criminoso. Tanto é que quatro pessoas foram presas dentro do Parque, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), colocando fogo em mato seco. Outros relatos afirmam que foi tudo muito bem premetitado, já que colocaram fogo em locais e horários diferentes, o que dificultava o combate.

É evidente que não há seguranças ou mesmo vigias para cuidar desse imenso espaço da APA e do Parque da Cascata. Há sim ai uma omissão do poder público de cuidar de um bem público e estimado pela população (ou parte dela, pelo menos), o que acaba acontecendo esses desastres. O próprio sargento dos Bombeiros com quem estive durante a minha visita, foi enfático: se não houver um projeto sério de prevenção, a situação vai continuar e inclusive piorar.

Mas se o problema é bem conhecido, fica a pergunta. A quem se interessa as queimadas na serra? Foram presas quatro pessoas ateando fogo, em flagrante. Elas estavam a mando de alguém? Ou saem colocando fogo em parque e APA's por puro prazer? Fica ai a pergunta.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um ano


O dia 08 de setembro era prá ser esquecido na nossa vida. Mas o lembramos pela saudade, pela ausência de meu amigo e irmão Fred Resende.

Já se passou um ano da ida dele, mas sei que Fred ainda está presente, junto com a gente. Seja nas boas lembranças dos amigos, nas rodas de conversa e até mesmo neste blog.

Ainda é difícil aceitar essa perda imensa na vida. Mas seu que ele está ai, cuidando da gente.

Saudade meu caro irmão.

Foto: Este escriba com os queridos pais do Fred, em homenagem feita na Câmara Municipal.