quarta-feira, 25 de maio de 2011

O risco de uma indústria

Enviado pelo prefeito e aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira, os Guardas Municipais, que antes estavam fadados a serem meros coadjuvantes de manobras políticas, agora ganham poder. E poder de multar. E, assim como em Belo Horizonte e outras cidades, o caso não vai deixar de causar polêmica.

Por um lado, há aqueles que defendem que é preciso reforçar a fiscalização no trânsito, que anda a um passo do caos (se já não chegou a ele). Depois que a Polícia Militar parou de controlar os abusos nas questões do trânsito municipal, parece que a confusão aumentou ainda mais. Outro argumento é que eles foram preparados para exercer a função, com treinamento feito junto a policiais militares, com direito a provas e notas para conclusão do curso. Ou seja, estariam prontos e treinados para fiscalizar.

Do outro lado, pessoas afirmam que com a nova lei aprovada pelos vereadores, pode se instalar na cidade uma indústria da multa. Afinal, para conseguir aumentar um pouco do seu mirrado salário, eles vão canetar muito pelas ruas, e podem até mesmo cometer abusos, em nome da gratificação.

Esta lei é uma forma do poder público repassar novamente para o cidadão os baixos salários pagos aos agentes públicos. Pagam mal, dão gratificação, e que se vire para pagar as multas. A prefeitura da cidade não inventou a roda, afinal, várias outras cidades já adotaram o sistema.

Mas fico cá com as pulgas atrás da orelha se isso não vai dar confusão ainda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se algum me multar, e eu ver..
e a notificação for injusta de fato, não exitarei em fazer frente a maior campanha que esta cidade já viu para por porta a fora um prefeito tão duvidoso se não fosse tão ineficaz e incopetente.

Anônimo disse...

Acredito que Sete Lagoas nunca viu um cabo eleitoral para a sucessão municipal como o próprio prefeito, trabalhando ferrenhamente para os possíveis canditados engrossarem as intenções de voto. O eleitor já sabe da velha manobra de nao fazer nada nos tres primeiros anos e disparar a fazer no ultimo ano para reeleger. Bom, se ele sair um pouco da preguicite aguda que sofre desde criança.