terça-feira, 13 de setembro de 2011

A quem se interessa?

Foto da devastação feito pelo incêndio, ainda na quinta-feira. Marcos Avellar, 08/09/2011
Incêndio em época de forte estiagem não é nenhuma novidade pelas terras Sélagoanas. Todos os anos, há focos, fuligem e muita fumaça na cidade, que pioram com o tempo seco e o vento. Mas talvez este ano, ao que parece a este escriba, a coisa foi um pouco mais longe.

Para ver de perto a situação, fui duas vezes, em dois dias seguidos, para acompanhar de perto a situação. Aliás, uma situação deplorável e muito triste, uma cena que dispensaria ver novamente. Mas o lado bom de ver de perto, é conhecer um pouco a realidade do combate aos focos. No primeiro dia, talvez o mais crítico, com direito à helicóptero que despejava litros e litros de água para tentar amenizar a situação, havia uma equipe de 17 bombeiros, junto com brigadistas, como o pessoal da Adesa, e voluntários que se embrenhavam e se arriscavam em meio ao fogo para tentar abafar as chamas.

Mas meu foco aqui não é o combate, mas tentar buscar uma explicação do antes do fogo. Afinal, segundo os levantamentos dos Bombeiros, esse último incêndio, de proporções enormes, foi criminoso. Tanto é que quatro pessoas foram presas dentro do Parque, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), colocando fogo em mato seco. Outros relatos afirmam que foi tudo muito bem premetitado, já que colocaram fogo em locais e horários diferentes, o que dificultava o combate.

É evidente que não há seguranças ou mesmo vigias para cuidar desse imenso espaço da APA e do Parque da Cascata. Há sim ai uma omissão do poder público de cuidar de um bem público e estimado pela população (ou parte dela, pelo menos), o que acaba acontecendo esses desastres. O próprio sargento dos Bombeiros com quem estive durante a minha visita, foi enfático: se não houver um projeto sério de prevenção, a situação vai continuar e inclusive piorar.

Mas se o problema é bem conhecido, fica a pergunta. A quem se interessa as queimadas na serra? Foram presas quatro pessoas ateando fogo, em flagrante. Elas estavam a mando de alguém? Ou saem colocando fogo em parque e APA's por puro prazer? Fica ai a pergunta.

3 comentários:

Ramon Lamar disse...

Cê faz cada pergunta difícil...

Stefano Venuto Barbosa disse...

Isso é sério Marcão, sigo a mesma linha de pensamento, tem coelho nesse mato, em meus 45 anos de vida, nunca via a serra pegar tanto fogo assim.

rogerpardal disse...

Coelho não Stefano, tem um Saci e seu cachimbo espalhado brasas!!!!!