segunda-feira, 14 de maio de 2012

E como fica o ex-casal?

Antes de iniciar o texto efetivamente, é preciso informar: não sou e nunca fui filiado, ligado ou simpatizado com nenhum partido político. Não posso afirmar que dessa água nunca beberei, pois sei lá o que nos aguarda mais à frente. Mas a minha vontade hoje é de nunca me ligar a nenhuma entidade partidária. Em meu pensamento, acho que posso fazer mais do lado de fora.

Enfim...

Não canso de afirmar que o desenrolar das eleições municipais ainda está longe de chegar ao seu desfecho final. As conversas ainda estão rolando, as reuniões estão para acontecer e muita coisa pode mudar no atual cenário. Mas até agora, os dois maiores partidos, em um consenso geral, ainda figuram como meros figurantes, enquanto teriam forças para brigar por mais. E vamos aos argumentos.

Vou começar pelo PT. Em uma comparação lógica, talvez seja o partido mais poderoso no Brasil. E que me argumentem quem não concorda. Elegeu por duas vezes o presidente, assim como fez o PSDB, mas a diferença é que Lula ainda fez sua sucessora, com Dilma, o que FHC não fez com Serra (ou Cerra, como Paulo Henrique Amorim adora falar). Em Sete Lagoas, nos duas últimas eleições, primeiro fez um vereador, o então padre Claudinei, e em 2008, ampliou o número de cadeiras para três, com o então agora não padre, e ainda Dalton Andrade e Celso Paiva (que agora não figura mais no partido), e só perde para o PMDB em números de vereadores. Como todo partido almeja, nessas eleições era para se ampliar a força do PT.

Já o PSDB fez o mesmo que o PT em âmbito estadual. Fez Aécio duas vezes e ainda emplacou Anastasia como sucessor. Na cidade, depois de quase virar a eleição de 2004 com Maroca em cima do Ronald, o Cana Brava, em 2008 venceu nas urnas e comanda a cidade. Mas em compensação, não fez nenhum vereador. Fato!

Agora, ambos figuram sem aparecer de forma definitiva nas eleições de 2012. Segunda as informações no Sem Reserva do Sete Dias desta última semana, o PT seria procurado pelo PMDB para figurar como vice, onde o candidato seria Múcio Reis. Já um amigo de dentro do partido me disse que eles estavam ainda em fase de definição, mas havia uma tendência em sair como vice na chapa de Emílio. Já o PSDB está costurando o vice do Márcio REInald, mas por enquanto sem maiores definições.

Será que vão passar apenas como figurantes?

Nenhum comentário: