quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Informações completas

Como surgiram diversas dúvidas, resolvemos facilitar a vida de nossos amigos e leitores. Sobre o texto da sujeira na Lagoa da Catarina, as informações completas estão no link abaixo. É só clicar e ler.

Cartão postal vira um grande reservatório da dengue

Abraços a todos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cuidando do nosso jardim


A foto acima é da Lagoa da Catarina, uma das sete que dão nome à nossa cidade. Pode não ser surpresa para alguns, mas o que surpreende é que estamos em meio à um período crítico de proliferação da dengue. Fomos a equipe completa de dois jornalistas deste blog no local com o renomado professor Ramon Lamar, para averiguar a possibilidade de foco da doença.

Seu diagnóstico é preocupante. Apesar de não ter achado nenhum foco, a probabilidade de em poucos dias aquilo virar um imenso criadouro é grande. Isso porque as últimas chuvas se deram na quinta-feira, o ciclo total começa a completar agora.

E como a prefeitura cobra da população que mantenham a casa limpa se o próprio jardim público está completamente sujo e mal cuidado? Para poder cobrar da população, seria de bom modo o poder público fazer seu trabalho primeiro. Sabemos que para combater a dengue é preciso o empenho de todos, poder público e população. Mas neste caso, a prefeitura não fez o dever de casa.

O secretário de Meio Ambiente, Lairson Couto, prometeu uma limpeza do local na sexta-feira. Esperamos que até lá o local não vire um parque de diversão do mosquito transmissor.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atendendo a pedidos

Sete Lagoas, 19 de fevereiro de 2010

Prezado Senhor

Fernando Cabrera

Estamos embrenhados na luta pelo retorno do carnaval de rua de Sete Lagoas desde o ano 2002. Sempre acompanhamos o movimento carnavalesco de Sete Lagoas desde meninos, nos anos 70 e 80 quando visitávamos os galpões das antigas Escolas de Samba Imperatriz Catarinense e Dez Pra Dez. No ano em que colocamos nas ruas o bloco carnavalesco Boi da Manta, o carnaval de blocos e escolas de samba estava paralisado e fomos acompanhados por uma gama de pessoas apaixonadas pelo carnaval. Hoje nós do Boi da Manta é que acompanhamos estas pessoas. Somos seguidores fieis não só da festa momesca promovida por estas pessoas, mas, das várias ações sociais e culturais advindas do brilhantismo deste povo lindo que forma a ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO VERDE E BRANCO ao qual nossas famílias participam desde o início em 2005 e que neste ano saímos de passistas seguidos pelo apoio dos integrantes do Boi da Manta. No entanto, nos deparamos com a leitura do seu blog, por acaso, em um post onde o senhor nos dá uma conotação debochada, que ilustra a foto do artista Quim Drumond, e afirma em suas escritas, que as pessoas que nos entendem como Escola de Samba, são no mínimo retardadas quando diz: “De duas uma: Eles não sabem o que realmente é uma escola de samba ou acham que as pessoas que acessam o site da Prefeitura de Sete Lagoas são um bando de retardados. Não tenho dúvida de dizer que eles acham que somos um bando de retardados.”

Para guiar nossa retórica e responder suas palavras nos recorremos ao grande pensador Augusto Boal, quando o mesmo diz que: “ O artista precisa da crítica para aperfeiçoar-se”. Sim, precisamos da crítica mesmo que seja destrutiva. Somos um grupo pessoas, artistas profissionais e amadores, amparados pelo querer popular, compromissados com o controle social através da cultura. Nos sentimos uma verdadeira Escola de Samba e temos muito orgulho disso. Colocamos nas ruas de Sete Lagoas uma manifestação digna do aplauso e sorriso de várias pessoas que estiveram presentes. Nos emocionamos com o resultado conseguido. Pessoas se abraçaram e se ajudaram desencadeando um processo novo no pensamento coletivo e comunitário. Diga-se de passagem, na ala da Comissão de Frente de nossa ESCOLA DE SAMBA participou um portador de deficiência intelectual (ao qual a conotação de retardado é preconceituosa). Fizemos questão de incluí-lo, bem como, todos que quiseram participar do fazer carnavalesco. A comunidade ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO VERDE E BRANCO, do bairro Santa Luzia, o Bloco Boi da Manta e todos que foram às ruas nos aplaudir, não são retardados e se fossem, com certeza seriam incluídos, em nossa ESCOLA DE SAMBA, com o maior carinho e responsabilidade pois, o puxador de nosso samba é o professor de música e maestro Saúva, que ministra oficinas para portadores de deficiência intelectual. Aliás, carinho e responsabilidade não nos faltou por parte dos funcionários da Secretaria de Cultura, do Prefeito e da Polícia Militar. Depois de ler seu post, intelectualizado e crítico, só nos resta convidá-lo a participar da nossa comunidade ESCOLA DE SAMBA IMPERIO VERDE E BRANCO. Quem sabe assim, participando, nossas idéias convergem para uma melhora no pensamento da luta contra o preconceito.

Não estamos escrevendo para defender o prefeito e muito menos para justificar uma ou outra falha que nossa emoção nos impeça, momentaneamente, de perceber. Mas, escrevemos para repudiar tudo que vá contra nosso ideal na promoção da diversidade cultural de nosso povo. Não somos interessados na política partidária, na qual seu blog parece referir-se constantemente. Estamos interessados em compor com pessoas que tenham senso crítico a altura de nossos ideais e para tanto, deixamos nossos contatos para que nos procure e possamos, juntos, discutir suas críticas. Para nós, ela fere o moral de todo um contexto e de toda uma comunidade compostas de pessoas com e sem deficiência intelectual.

Atenciosamente

Paulo Henrique de Souza/ Dionei Teixeira
Bloco Carnavalesco Boi da Manta/ Pererê
boidamantacontadordehistorias@yahoo.com.br


Carlos Warlei Vieira de Castro (Saúva)
Escola de Samba Império Verde e Branco
carlosauva@bol.com.br

Obs.: Publicamos a carta acima em apoio aos nossos amigos Paulinho e Saúva, por serem os maiores responsáveis pela luta do velho e bom carnaval de rua. Longe de badulação de prefeitos e vereadores, eles merecem todo o respeteito e consideração pelo trabalho realizado. Mais uma vez, parabéns aos dois.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ainda sem definição

Após lançarmos nossa última enquete, sobre como fica a base de apoio do prefeito na Câmara Municipal com saída do PT, muita coisa aconteceu na política de Sete Lagoas. O líder Renato Gomes deixou de ser líder, que mereceu texto aqui. Nomes como Euro Andrade e depois com maior força, Marcelo da Cooperseltta (que aliás ele deveria não ser chamado assim, afinal como vereador não pode representar apenas a turma do Alternativo), surgiram para substituir o vereador do PV. Mas ainda sim, continuamos com a enquete, que chegou ao seu final bem no meio do Carnaval.

Então está abaixo o resultado da votação, que mais uma vez repetimos, não serve de verdade absoluta, e muito menos o que pensa toda a população da cidade. É apenas a opinião de nossos amigos e leitores.

Como fica a situação do prefeito sem o apoio do PT na Câmara?

-Sem problemas, serão apenas independentes - 13%;

-O prefeito terá que negociar muito para aprovar matérias - 17%;

-Vai de mal a pior. Sem apoio ele terá dificuldades para administrar - 38%;

-Péssimo. Ele não vai completar o mandato - 30%.


Em breve nova enquete no nosso blog. Obrigado a todos que colocaram aqui sua opinião.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pára tudo...


... é o carnaval que chegou. Durante os próximos quatro dias o Brasil é tomado pela festa, que teoricamente, é a maior manifestação popular do nosso país. Teoricamente sim, por que há ainda locais que boa parte da população não pode frequentar e muito menos participar da festa. E como tudo pára, o No Prelo também só volta depois da esbórnia coletiva.

Em Sete Lagoas, como já foi amplamente divulgado, haverá três pontos de carnaval. Uma das atrações é já o tradicional Bloco Boi da Manta, que este ano presta uma justa homenagem ao Bloco do Pingo, que fez história ns décadas de 1970 e 1980 na cidade, e tem como berço o bairro São Geraldo. Haviam bonecos do Capeta, Chipança, a índia que engolia fogo, além de uma colorida cabrita que fazia a festa da criançada. O bloco era comandado pelo falecido Elizeu José Martins, mais conhecido como Pingo, de onde veio o nome do bloco.

Para quem vai ficar na cidade, vale a pena conferir essa homenagem do Bloco do Boi, que vai sair nos quatro dias da Festa do Rei Momo, sempre a partir das 17h na praça da Feirinha.

Bom carnaval a todos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Coincidência?

Como às vezes falamos, tem coisas que só acontecem em Sete Lagoas. Na cidade que ainda vamos achar uma cabeça de burro enterrada na entrada, tudo pode acontecer. E aconteceu. Enquanto as autoridades faziam seus discursos e falavam do imenso investimento do Olho Vivo, um assalto acontecia no centro da cidade.

Uma aposentada de 58 anos, que havia terminado de sacar um auxílio doença no valor de R$19 mil na agência central do Banco do Brasil, foi abordada por dois rapazes armados, que levaram toda a grana dela. Eles só foram presos na BR-040, cerca de 20 quilômetros do trevo.

E fica a pergunta: a ação da dupla não foi vista pelo novo mega-power-super-sistema de segurança do Olho Vivo? Afinal, a agência citada está próxima à três câmeras, ou seja, cercada por todos os lados, e os assaltantes só foram pegos depois da senhora denunciar o assalto.

Coincidência ou não?

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sete Lagoas ganha BBB


O livro foi escrito em 1948, ou seja há mais de 60 anos atrás. As previsões de George Orwell não foram precisas, afinal ele previa que a sociedade de completa vigilância seria instalada próximo a 1984, título de seu mais famoso livro. Para quem ainda não sabe (isso não é possível), de que Big Brother não é apenas um programa horrendo da Globo, é só ler este clássico e vai entender o que falamos.

Mas, enfim, Sete Lagoas ganha seu Big Brother. É o Olho Vivo que será inaugurado na manhã desta quarta-feira, com a presença de ilustres autoridades, que com a ajuda de câmeras vigiará o centro da cidade 24h por dia. Reiteramos aqui o que dissemos na rádio Santana. O Olho Vivo não será a salvação do problema da violência na cidade. Não se iludam. Ela vai deixar mais seguro o centro, para ser mais exato, os comerciantes do centro. Afinal, a periferia, onde ocorre a maioria maçante dos crimes, não ganhou câmeras de segurança. Ela atende, principalmente, bancos e grandes lojas. Fica mais seguro comprar na cidade? Sim. A cidade fica mais segura? Não, e pronto.

O projeto teve um atraso de cerca de 7 meses, resultado de um imbróglio burocrático da CEMIG, que queria a instalação de relógios para medir o gasto de energia em cada câmera. O custo seria de R$40 mil a mais, o que não estava previsto no orçamento. Mas conversas conseguiram desembolar esse novelo de lã.

A partir de amanhã, os namoradinhos precisam ter maior cuidado em ficar nos carros. Olhe para cima primeiro. Ou você pode ser filmado...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Prefeito sem líder

O que eram boatos em mesa de bar se concretizou na manhã desta quinta-feira. Oficialmente o vereador Renato Gomes, do PV, anunciou sua renuncia ao cargo de líder do prefeito na Câmara Municipal. A decisão foi informada ao próprio Maroca, em uma reunião na noite de quarta, entre os dois. "Eu tomei essa decisão para que poder fazer um trabalho mais independente, com as minhas convicções políticas", anunciou. Assim como os três do PT, mais um vereador que antes era da base do prefeito agora declara sua posição "independente".

Para Renato, sua decisão não é uma ruptura com a administração, e muito menos será uma oposição. Ele avalia que este primeiro ano foi de muito aprendizado, mas deixou implícito que agora é hora de cuidar de seu cargo no legislativo, e sentir menos o peso de líder. "Havia cobranças de parte do primeiro escalão, para que eu defendesse a imegem do prefeito na Câmara", revelou, e reclamou da morosidade da administração. "Acredito que tanto o prefeito, quanto os secretários tenham amadurecido politicamente. O prefeito precisa repensar suas ações e decisões, e tem quer ser rápido no gatilho", completou. Para o vereador, sua saída dará maior liberdade nas próximas eleições, quando ele poderá apoiar os nomes que achar mais conveniente. Ou seja, está livre do cabresto.

A contagem não é nada favorável ao prefeito na Câmara Municipal. De uma bancada de 9 no início de 2009, agora, teoricamente, sobram apenas três, sendo um deles o presidente. São quatro do PMDB de oposição declarada, três do PT, o Renato, além de Marcelo Cooperselta que se auto-declarou independente, como já havia feito Tristeza. Restam apenas Euro Andrade, Milton Saraiva e Duílio de Castro como base de apoio.

Mas quem sabe assim a Câmara Municipal não saia da inércia e começa a discutir de forma séria as questões do município? A independência dos poderes é que rege a democracia e não uma Câmara submissa. Será que podemos vislumbrar um novo momento na política de Sete "Bananas"Lagoas?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Campanha exteporânea

De tudo que ouvimos hoje do programa de entrevista do João Carlos na rádio Cultura, só temos uma certeza: foi uma hora de campanha exteporânea do pré-candidato a Deputado Estadual, o ex-prefeito cassado, Ronald, o Cana Brava. De restante, somente com o tempo poderemos averiguar a veridicidade.

A começar pela própria candidatura, pelo PMN, partido também do presidente da Câmara, Duílio de Castro, que também é declaradamente pré-candidato a deputado estadual. Há quem afirme que Ronald, o Cana Brava, está impedido de ser candidato ainda nestas eleições, após sua cassação. DO outro lado, ele afirma que tem todas as condições políticas para isso. A verdade virá à tona, quando a candidatura for ou não homologada pelo TSE. Como cada um diz uma coisa, então, só no final saberemos a verdade.

De restante, ele usou o tempo para, além de fazer campanha, acusar tanto o Ministério Público, quanto a Câmara Municipal que o cassou, de perseguição. Ele disse que seu processo foi orquestrado por forças ocultas (olha ela ai de novo!!!), mas em nenhum momento falou das acusações que recaem e sobre os processos que correm na justiça. Além disso, Ronald, o Cana Brava, ameaçou o MP de revelar novas fitas com conteúdos bombásticos. Se for como a anterior, não passa de um traque.

Ele calcula que precise de 25 mil votos para se eleger. Se formos considerarmos a sua última votação, quando ele foi reeleito de forma apertada do atual prefeito Maroca, em 2004, Ronald, o Cana Brava, vai ter que andar muito. Afinal, naquela ocasião, ele teve pouco mais de 30 mil votos. A considerar que ele não está mais na posição de prefeito, e não tem a máquina em suas mãos, é melhor ele comprar muitos bons sapatos.

Agora é esperar que a justiça considere ou não a sua entrevista como propaganda exteporânea. Pois seria mais um processo nas costas do ex-prefeito. A equipe completa de dois jornalistas deste blog defende que Ronald, o Cana Brava, seja candidato nas próximas eleições, caso não tenha impedimento político. Desta forma ele terá seu veredicto final: nas urnas. Ou volta pelo voto, ou segue o caminho de Marcelo, o Cecê, Leonidos e companhia.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Um a menos na concorrência

O PMDB decidiu que não mais lançará candidato "da terra" a deputado estadual em 2010. O outro nome e que concorreria pela sigla ao cargo de federal, o filho do ex-presidente do partido em Minas, Fernando Diniz, Fabrício Diniz, não é setelagoano e, portanto, não pode ganhar este status. O candidato a candidato a uma vaga na Assembléia de Minas era o vereador e líder do partido na Câmara Municipal, Dr. Caio Dutra.

Os peemedebistas, por motivos diversos, não irão lançar Caio candidato. Na verdade, o que se percebe é outro objetivo e muito mais local, no caso a concorrência à Prefeitura em 2012, em substituição ao atual mandatário, Mário Márcio Maroca. O tucano venceu justamene o PMDB na eleição passada, na época representado por Leone Maciel, após ter sido derrotado na eleição anterior por Ronald, o Cana Brava, também peemedebista.

Com isso, os eleitores setelagoanos terão um candidato a menos para analisar e escolher este ano. Como já havia sido ressaltado em No Prelo e já era motivo de especulações nas rodas políticas locais, para deputado estadual três nomes seriam o foco de campanha, no caso o atual presidente da Câmara, Duílio de Castro, o do médico e atual deputado estadaul, Dr. Ronaldo João, e justamente o de Dr. Caio Dutra. Com a saída de Caio, a tendência é a polarização entre os dois anteriores.

Bom ou ruim para Sete Lagoas? Fácil ou difícil para se eleger um nome local à Assembléia para que passemos a não mais precisar "mendigar" ajuda de representantes de outros municípios? Com a palavra nossos companheiros leitores, que sempre nos ajudam a criar uma discussão sadia e construtiva para Sete Lagoas.