sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Discussão pertinente


Infelizmente a tragédia causada na região Serrana no Rio de Janeiro, um local muito bonito por sinal, traz em boa hora uma discussão pertinente. Em tempos de mudanças não só no secretariado, mas na estrutura da administração municipal, podemos trazer para a cidade exemplos que não devemos tomar por aqui.

Digo isso porque o prefeito Maroca, ao anunciar ontem a retirada do DLO da Secretaria de Planejamento, deu claro sinais que cedeu aos "poderosos" de plantão da cidade. Ficam os dedos, vão os anéis, foi isso que quis dizer no texto anterior. Ou seja, não desgasta ao demitir Flávio de Castro, responsável pela reformulação do DLO - que trouxe o ódio coronelista da cidade de volta à tona - mas retira de suas mãos o poder de reformular a Lei de Ocupação de Solos e o Plano Diretor. Duas coisas que, com certeza, ia incomodar ainda mais os "poderosos".

Ao se render, Maroca cria uma suposta nova secretaria e transfere diretamente o DLO à ela, que vai ficar sob a tutela de Flávio Dumont. Dizem por ai - a bocas pequenas, e é um peixe que vendo da mesma forma que comprei - que o ele é ligado e é indicação do secretário de Obras, Paulo Rogério Campolina Paiva, irmão do Maroca. Desta forma, o prefeito força a saída do Flávio do Planejamento. Do outro lado, o DLO fica à mercê daqueles "poderosos" que querem aprovar goela abaixo seus loteamentos, suas obras, sem ter nenhuma preocupação com quem vai morar lá. Não dão a mínima bola para as vidas que um dia podem sofrer com tragédias como estas vistas no RJ.

O próprio secretário de planejamento trata um pouco do assunto em seu blog. Leia.

Há ainda políticos por aqui que tratam nossa cidade como um curral de seus desmandos, que fazem o que querem sem o menor pudor de prejudicar a população. É preciso que a sociedade civil organizada dê um basta nesta situação. Sete Lagoas já conta com quase 230 mil habitantes, e como diz a sábia Gisela Avellar, minha mãe, estamos perdendo o bonde do desenvolvimento, a custa de uns poucos que só pensam em seu próprio umbigo. É preciso gritar.

Obs:. Coloco os poderosos entre aspas, pois o prefeito não revelou quem são. Gostaríamos muito que nomes viessem à tona.

12 comentários:

Flávia disse...

Marcos, concordo plenamente com tudo isso que você escreveu. Acho que devemos SIM nos manifestar como cidadãos que querem uma cidade boa de se viver e não nos submetermos aos desmandos dos "coronéis" de plantão. Devemos usar nossos direitos de cidadãos e protestar contra esses desmandos. Sobre a retirada do DLO da Secretaria de Planejamento, é um completo absurdo que só está agradando aos poderosos que, tenho certeza, sequer moram aqui. Temos sim que gritar e impedir que esse desvario do Maroca prejudique a todos nós. Vamos mobilizar toda a população e fazer valer nossos direitos de CIDADÃOS!

Flávia

Anônimo disse...

Agora gostei f
Flavia é isso ai nao adianta so ficar choramingando nos blogs. Tem que haver uma mobibilizaçao geral, denuciando o fato na imprensa nacional, na internet.VAMOS A LUTA PESSOAL!Queremos uma comissao com representantes do povo para dar mais transparencia ao ocorrido.

Anônimo disse...

Uai gente, estão reclamando do que?

São os financiadores de campanha cobrando a fatura.

Anônimo disse...

k k k
Um anômimo falando que precisa haver transparência.
É para rir, não é?

Anônimo disse...

O mais interessante é que essa discussão está tomando grandes proporções, e muito rapidamente devido ao acesso às redes sociais. Ouvimos em todos os cantos da cidade palavras de protesto quanto as mudanças propostas pelo prefeito, principalmente em relação ao possivel retrocesso que elas acarretarão. E também por deixarem claro que estão sendo "impostas" por forças ocultas que não desejam o bem da cidade, muito antes pelo contrário.Vamos nos mobilizar, vamos juntar nossas forças do bem!

Amaro Marques disse...

O pior é que quando alguns se levantam são tratados como "aloprados" e reduzido a xiítas das idéias que defendem.

No Prelo disse...

Amigos,
até então aceito comentários anônimos, pois muita gente teme as tão faladas repressões. Mas por favor, não se esconda no anonimato para denegrir outras pessoas. Vamos manter o nível da discussão, assim seremos superiores a muitos que estão por ai que gostam da baixaria.
Abs

Paulo do Boi disse...

Pois é Amaro.

Tomara Deus o PV assumir uma oposição...

Um partido precisa assumir isso...

Renato disse...

A título de informação: a Caixa de Pandora, que revelou ao país as cenas chocantes de corrupção explícita no governo de José Roberto Arruda (ex-DEM), teve origem com o Pdot, o DLO do Distrito Federal.

O dinheiro na meia, na cueca, na bolsa, veio dos empreiteiros e outros empresários, para aprovação de um plano territorial como eles queriam, que coloca a qualidade de vida do DF em risco, no lixo.

Isso quem diz é a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal.

Anônimo disse...

Paulinho,

Tomara o PV também assuma oposição. E o PT também. O PSB, o PCdoB e o DEM já fazem isto. Talvês não estejam vendo porque estes partidos não tem bancada na Câmara. Mas oposição não é foi somente lá. É feita na imprensa e na discussão direta com o povo.
Por que não também o PP?

Anônimo disse...

Difícil discutir com uma oposição que posta anonimamente. Isso existe? Essa oposição é hilária!

Anônimo disse...

Hilário é um anonimo falando do outro.