quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

É hora da limpeza

Com o título não estamos nos referindo ao secretariado, que até agora não há nenhum sinal de definições. Isso ainda cabe ao prefeito anunciar devidamente. Para não perder a oportunidade: me disseram que ele poderia anunciar essa semana, mas como os jornais locais são semanais, à excessão do Boca do Povo, o anúncio deveria sair até a manhã desta quinta, para que todos tenham a notícia estampada na primeira página na sexta, mas até agora nenhum sinal. Pelo jeito, deve ficar para a próxima semana novamente.

Mas o título se remete literalmente à limpeza urbana. As imagens que vemos hoje, de muito matagal e sujeira pelas ruas, teoricamente estão com os dias contados. Depois de uma guerra no Tribunal de Contas do Estado, que durou entre 2007 até o início de 2010, finalmente a licitação pôde ser realizada, e a Via Solo novamente venceu a concorrência. É um montante de R$21,9 milhões para os próximos dois anos, prorrogáveis para no máximo cinco anos. Segundo Flávio Dumont Silva, consultor de licitações da prefeitura, todo o processo licitatório foi acompanhado pelo Ministério Público, tanto é que não houve nenhum pedido de impugnação e uma forma de comprovar a lisura do processo.

Os argumentos usados pelo poder público para o estado das ruas era que a Via Solo, sem um contrato definitivo - apenas um contrato emergencial, renovado a cada 180 dias - dava instabilidade à empresa. Ela não estaria contratando nem investindo como poderia estar com um contrato a longo prazo. Ou seja, deixou de fazer alguns serviços.

Os gerentes da empresa me disseram que cumpriam o que constava nos contratos emergenciais, e que investia na mão de obra para executar o trabalho. Mas que agora, poderiam investir mais, com a estabilidade. As informações é de que eles contrataram 90 funcionários para novas turmas de capina.

Enfim, posto isso, quer dizer que nossas ruas agora ficarão mais limpas. Certo?

Obs.: PK Ramon Lamar, isto deve incluir o Parque da Cascata. Não é mesmo?

Um comentário:

Ramon Lamar disse...

Prezado Pk. Marcão,
o pessoal da ViaSolo vai ter que trabalhar e trabalhar direito. Esse negócio de sempre mandar turma de 10 trabalhadores em mutirão não dá certo. Vemos constantemente nesses mutirões que enquanto metade pega no serviço, a outra metade fica papeando. O serviço fica pronto, mas no dobro do tempo. Vale a máxima: 5 pessoas fazem o trabalho de 10 melhor do que 15.
O problema não é quantidade, é qualidade e gerência.
Abraços.