sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Outras reflexões


A audiência pública de ontem, convocada pela FEAM, no auditório da Unifemm, foi um evento imperdível, e até mesmo complexo. Complexo do ponto de vista das reflexões que ele pode gerar, das inúmeras leituras que proporcionou. Poderíamos falar desde a discussão técnico-ambiental, como já faz o amigo PK Ramon Lamar em seu blog, até a discutir os efeitos práticos da audiência, como fez majestosamente nosso também amigo Flávio de Castro. Por eles já terem feito tão bem essas análises, e não precisar de acrescentar mais, vamos voltar nossos olhares para um outro lado, o lado político-social da coisa.

Por um tempo, nossa bela cidade dormiu em seu berço explendido, com uma população acanhada, sem voz (até mesmo nas eleições, essas vozes eram tímidas), sem conseguir expressar sua verdadeira opinião. Os coronéis, através de seus jornaleiros de plantão comandavam a opinião pública sem o mínimo senso de cidadania, passando por cima dos interesses públicos, em prol de seus próprio umbigos. Mas eis que começamos a ver uma nova chance, uma luz no fim do túnel.

São várias as manifestações que tem ocorrido na cidade nos últimos meses. Descontentes com algumas atuações do poder público, a sociedade começa a se organizar, e começa a falar quando discorda, sua opinião, apontar os caminhos que ela deseja. Seja em blogs, cartas, em manifestação na rua, na audiência pública, o que vemos é pelo menos uma parte da população querendo falar. E o melhor: se organizando para isso.

Nesta quinta-feira foi mais uma prova disso. Um grupo de pessoas se juntaram, organizaram suas falas, e o que vimos foi desmontarem, um por um, os argumentos usados pelos empreendedores do Boulevard Santa Helena. De forma organizada, eles mostraram com dados técnicos, através de leis, a inviabilidade do loteamento e seus impactos negativos no restante da cidade.

Até o momento que fiquei - tive que sair mais cedo, por volta das 22h, por causa de compromissos particulares - praticamente 100% das pessoas que se inscreveram para falar, foram contra, de forma ciente e equilibrada. Com certeza, o auge foi justamente o momento da apresentação dos alunos do Paulinho do Boi no Serpaf, que subiram e atuaram uma adaptação de uma peça, e saíram aplaudidos de pé pelos presentes. Eles soltaram frases do tipo "Eu quero um prefeito atuante", e prontamente ovacionados pelos presentes.

Resta saber se o poder público vai ser sensível aos gritos da população, que não querem a autorização do loteamento, do jeito que foi apresentado. Que sejam feitas propostas de mudanças, mas a planta apresentada, já foi reprovada. E que a população continue a se organizar, para ter mais voz nas decisões que vão definir o futuro dessa cidade.

Bravo!

2 comentários:

Paulo do Boi disse...

Marcão

Agradecemos a Equipe do SERPAF que nos proporciona o fazer teatral com liberdade...
Obrigado pelo espaço e referência.

Um abraço em nome do SERPAF

Paulinho do Boi

Ana Alice disse...

Marcão,

A mobilização da população tem sido muito importante, não conhecia a fundo este projeto do condominio. Foi muito boa a audiência pública na unifen.

Li que o projeto pode ser barrado pela exigência de averbação de reserva legal ( www.leandroviana.net ) Acho que essa história ta longe de um final.

abraços