segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Onde erramos?

Há muito fico fazendo essa pergunta ingrata. Sete Lagoas tem um potencial incrível, para ser uma cidade avançada, moderna, bem estruturada. Mas ainda vemos resquícios de uma velha política enrraigada em coronéis, que pouco ajudam ou contribuem com os avanços. Vejamos um caso mais que explícito.

No início de julho foi realizado um evento com proposta totalmente cultural, com uma programação que incluía artes cênicas, circenses, plásticas, congado e música regional, com direito à banda Argentina, que fechava sua turnê pelo Brasil e depois partia para a Europa. Que dia Sete Lagoas tinha visto isso?

O empreedimento era de quatro parceiros, todos eles com pessoas ligadas à defesa dos interesses culturais, mas também ecológicos e de saúde. Tentaram o alvará perante a Secretaria de Meio Ambiente, três semanas antes do evento ocorrer. Mas que foram surpreendidos ao se deparar com o pedido de adiamento do evento, um dia antes de ocorrer. A secretaria se justificou dizendo não ter tempo hábil para analisar o pedido. Como se adiar um evento dessa envergadura, que envolve diversas pessoas e dinheiro, fosse assim tão fácil.

Apesar disso, um dos organizadores conversou ainda pessoalmente com o secretário, que garantiu que se não houvessem problemas na festa, nada seria feito contra o evento. Mas eis que pouco mais de um mês depois, aparece uma multa de R$1 mil pela realização do evento. E o que vem à tona é uma rixa mascarada com um dos parceiros da festa, e, por birra, aplicou a multa. Afinal, tem poderes.

Enquanto isso, na bela cidade das Sélagoas, os carros de som, que andam a um volume ao extremo pelas ruas, não tem o mesmo tratamento. Rodam sem ser importunados. E ainda. Recentemente, carros de som sem o credenciamento da secretaria de meio ambiente rodavam fazendo publicidade da Exposete, em pleno domingo. Segundo o artigo 40, inciso II do Decreto Lei 2784/2002 do município, é proibida a veiculação de publicidade em carros de som aos domingos. Provavelmente para preservar os ouvidos de quem já sofre durante a semana no dia de descanso.

Ai fica a pergunta. Onde erramos?

Um comentário:

Paulo do Boi disse...

Opa Marcão!

PARABÉNS PARA O FESTIVAL GRAMOFONE!

Comentário do post.

Daqui uns dias vão multar os congadeiros que sobem a serra com suas bandeiras...
Que coisa! Quando agente pensa que as coisas estão melhorando pro lado da cultura aparecem essas situações...

Que ruim isso...

Mas, NÓS VAMOS VOTAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E É MUITO BOM QUE TUDO SE RESOLVA DA MELHOR MANEIRA PARA A CULTURA...
Viu! Prefeito!

Um abraço
Paulinho do Boi