segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lances futuros

Ainda que muitos espalham por ai que a eleição municipal começa a se aquecer, eu particularmente não sinto tanto esse calor. Na verdade, sinto frio. Na espinha. E mais uma vez nossos protagonistas da política local nos coloca diante um quadro com pouca criatividade, por algumas vezes beirando ao patético. Mas como assistimos tudo de camarote, vendo católicos e leões se degladiando na arena, não a do Jacaré, mas da ceara política, aguardamos o resultado final das urnas. Ali sim vamos ver quem sai perdendo: se novamente será a cidade e sua população.

Na minha visão até agora os lances da sucessão municipal estão apenas como um jogo de truco. Um monte de blefe, de cartadas mais para estudar o campo da disputa, que deve mesmo começar e virar um campo de batalha, depois de julho, quando realmente os nomes estarão efetivamente escolhidos. Até lá, a meu ver, tudo não passa de especulações, conchavos e negociatas.

É óbvio que não podemos ignorar o anúncio pré-oficial do deputado federal da cidade, que de certa forma, impõe seu nome como principal na disputa de outubro para o cargo mais alto no município. Ele começou mansinho, falando da possibilidade e, de repente, ele praticamente é o candidato quase invencível, na análise de muitos analistas especialistas em eleições. É tão certo o seu nome que agora a disputa entre os partidos que querem embarcar na campanha vitoriosa é pela vaga de vice. Já tivemos até vereador se autodenominando o melhor nome para o cargo de vice, entre tantos pretendentes.

É o ego que continua inchado nas Sélagoas.

E para mim, pensando com meu botões, fica a pergunta mais pertinente: porque diabos um deputado assim tão aclamado, que já até quase - beirando assim o quase do quase* - assumiu um ministério, vai sair e disputar a nossa prefeitura?

* Somente a imprensa local anunciou que este tal de deputado iria assumir o ministério e que seu nome era um dos preferidos pela presidente Dilma. Nenhum outro jornal, site, ou mesmo blog, incluiu seu nome como cogitado para tal cargo.

2 comentários:

Anônimo disse...

preteridos ou preferidos?

Anônimo disse...

Somente para ilustrar:

1)

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/01/20/interna_politica,287001/pp-trabalha-com-dois-nomes-para-chefiar-o-ministerio-das-cidades.shtml

2)

http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/tag/marcio-reinaldo-moreira/

3)

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/01/20/interna_politica,273397/pp-trabalha-com-dois-nomes-para-chefiar-o-ministerio-das-cidades.shtml