quinta-feira, 10 de maio de 2012

Efeito Borboleta

Vou me abster de falar do fato, da história, dos argumentos de ambos os lados, pois isso tudo está disponível pela internet, em vários locais, para serem lidos. O que quero aqui na verdade é achar um ponto, ou até que ponto, esse tapa influencia a vida da nossa política Sélagoana.

Há quem diga que o repórter do programa CQC, Felipe Andreoli, ou mais, que os humoristas-repórteres, vão muito além das obrigações de um jornalista normal, e ultrapassam os limites, tentando desvalorizar as pessoas, através de situações vexaminosas. Outras, por outro lado, defendem o tipo de ofensiva feita aos políticos, pois fazem perguntas que a população gostaria de fazer, mas não tem a chance de fazer. Cada um com seus argumentos, poderia ficar por horas em uma mesa de bar discutindo o assunto.

O nobre deputado Mário REInald, do PP, se declara pré-candidato à cadeira maior do palacete da praça Barão do Rio Branco, e o que as notícias que se espalha é que já tem até vice definido, o ex-vice-prefeito-ex-deputado-estadual, Ronald, este agora, o João. Ainda nada 100% confirmado, pois há alguns litros de água a se passar pela ponte. E o que vemos pelas mídias sociais, é que o tal tapa, pode virar uma pedra. No sapato dos planos do nobre deputado.

Por mais que queira dar a entender que o tapa foi uma reação instintiva em um momento inadequado, o ato, ou melhor preciso, um tipo de violência, não é bem visto pela população. Qualquer que seja a provocação, um tapa é mal visto pela sociedade, não como um todo, mas pelo menos por uma parte dela. A imagem do fato ainda não roda as mídias sociais, e os produtores do programa, com certeza, vão segurar até a segunda-feira, pois será alta a audiência para ver o que foi dito pelo repórter/humorista e sua bofetada - principalmente nas nossas Sélagoas. E depois de liberadas, essa imagem com certeza vai rodar muito, e pelas comunidades virtuais, surgirão piadinhas e versões alternativas.

E no final, no auge da batalha política, onde as piores armas são usadas contra os adversários, tudo será usado para vencer uma guerra. A imagem deve voltar situada em algum lugar, de alguma forma. Já aprendemos que contra imagens, é difícil se explicar.

Até onde entendemos de política, essa dobradinha de REInald e Ronald é vista como uma dupla quase imbatível nas próximas eleições. Como o quadro dos candidatos ainda não está formado, não vamos nos precipitar. Mas certo é que essa imagem vai virar a pedra da possível candidatura.

É o efeito borboleta.

3 comentários:

Cinesio Rocha disse...

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Amaro Marques disse...

É o Deputado mostrando sua força...

Anônimo disse...

Ja imaginou como o povo será tratado ao procurar o prefeiton REInaldo? Serão escurraçados da prefeitura. Quando alguem reclamar do buraco da rua,o que ele dirá, ou fará.]
E os servidores públicos? Será que o relógio de pontlo será substituido pela chibata? E o secretáriado? Quem conseguirá conviver com uma pessoa intenpestiva e temperamental? E o assédio moral? Será um processo atras do outro, que serão rasgados pelo REI. Ainda há tempo de pensar. Há de se pensar mto pra não tomar tapa na cara por quatro anos, ou até que o nobre futuro prefeito enjoe da província e queira ser novamente deputado em 2014, e largue a cidade nas mãos de um vice manipulável.
ass: Apavorado.