quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rememorando

É de se lembrar do estardalhaço feito na Unifemm, em ocasião da consulta pública sobre o loteamento da fazenda Arizona, aquela imensa área verde ao pé da serra. Mas depois do evento, pouca coisa foi dita, poucos são aqueles que ainda mantém o assunto vivo. Um que sempre questiona é o mestre Ramon Lamar em seu blog. Se me recordo bem, já houve também algo relativo no jornal Sete Dias. Mas no grosso, depois de tanto barulho, o assunto morreu. Mas não está enterrado, como bem desconfiamos. E como ainda perguntar não ofende...

Soubemos em conversas que o novo (?) plano diretor iria contemplar aquela área. Segundo o que consta, a área no entorno da lagoa da Chácara seria preservada e não poderia haver loteamento, o que manteria intactas inclusive as nascentes no local. Mas todo o resto, principalmente a área próxima ao shopping, seria liberada para o loteamento, o que, com certeza, será feito pelos proprietários assim que for possível.

Olhando a área de forma grotesca, o loteamento então ficaria na parcela mais próxima à siderúrgicas, sem nenhum cinturão verde mais consistente para aliviar o ar daqueles moradores que escolherem o local como moradia. Os mais especialistas poderiam falar mais, mas pelo que conhecemos da cidade, o lugar não correria o risco de se transformar em outra Boa Vista ou São Geraldo, onde sabemos que os moradores sofrem com um pó escuro?

Como falei, perguntar não ofende.

Um comentário:

Ramon Lamar disse...

Não tenho certeza, Marcão, mas acredito que as mudanças propostas não sáo pela boa vontade de se preservar algumas áreas, mas pela impossibilidade de usá-las, como alertamos na Audiência Pública. Acho que está chegando a hora em que os empreendedores vão ter que nos agradecer por termos exigido mais estudos sobre a área... por não termos deixado acontecer um desastre ambiental, queda de prédios e perdas de vidas humanas... e perda de todos os seus patrimônios.

PS.: PelamordeDeus, tira essa verificação de palavras dos comentários. É quase impossível ler aquelas palavras.