sexta-feira, 3 de abril de 2009

Descompasso

Em recente reportagem, conversamos com um funcionário do Saae, que revelou algumas cositas dos bastidores... Calma, que não vem lenhada na autarquia, mas sim, para surpresa de todos, uma defesa. Dentre vários assuntos, um deles foi justamente sobre a nossa arcaica rede de esgoto, que já tratamos aqui anteriormente. Como já foi comentado, na maior parte das vezes, os canos, que são projetados para receber apenas uma certa quantidade de dejeto, também recebe clandestinamente das casas água pluvial.

Até ai nenhuma novidade. Mas então com este assunto em pauta, perguntei a ele se não teria então de haver mais fiscalização, para evitar este tipo de problema. Ele me respondeu claramente que este tipo de coisa deveria ser feita pela Secretaria Municipal de Obras, ocupada atualmente pelo irmão do prefeito, Paulo Rogério. O funcionário justificou alegando que isto faz parte da construção das casas, o que não é responsabilidade do Saae.

Continuando o assunto, então fomos ao ponto que ele disse, com estas palavras: "Há um descompasso entre a secretaria de obras e o Saae, que precisa ser coordenado". Afinal, as duas coisas estão intimamente ligadas, e se não houver um entendimento estre o secretário e a diretoria da autarquia, a coisa vai continuar funcionando precariamente. "Isso é histórico na cidade e vem de muito tempo", lamentou. Ele até deu o exemplo de loteamentos em que a estrutura de esgoto da casa é mais baixa que a da rua, o que inevitavelmente, resultará no retorno do esgoto para dentro da residência, afinal, estamos tratando de uma lei da natureza, que não obedece a lei dos homens. Mesmo assim, a secretaria aprova o loteamento e libera a casa...

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai. Tem que ouvir os funcionários. Eles é que fazem o dia a dia e conhecem a realidade.
Chega de culpar o Ronaldo Andrade. Tá na hora do secretário irmão mostrar sua tão dita competencia e fazer a sua parte. Ele não é o sabe tudo? Como é que não viu isto antes?
É pq não ouve ninguem, pois pensa que só ele é que sabe.

Anônimo disse...

Caros amigos,

Sempre teve agua pluvial em rede de esgoto. O problema é o fim da famosa caixa diluidora, que não deixava os ressíduos solidos irem para a rede de esgotos da rua. Foi no famigerado gov. Cecé que liberaram as caixas, devido a umas redes de maior diametro, achando que essas compostariam os dejetos.
Ledo engano... ou sacanagem para com o povo?

No Prelo disse...

Ao anônimo acima,
obrigado por essa contribuição. Com isso podemos entender melhor que os problemas são realmente históricos, como dissemos no texto. Foi muito esclarecedor sua explicação.

E será desta forma que nossa cidade poderá crescer, com as trocas de informações e possibilidades de soluções para nossos problemas.

Obrigado mais uma vez.