segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atendendo a pedidos

Sete Lagoas, 19 de fevereiro de 2010

Prezado Senhor

Fernando Cabrera

Estamos embrenhados na luta pelo retorno do carnaval de rua de Sete Lagoas desde o ano 2002. Sempre acompanhamos o movimento carnavalesco de Sete Lagoas desde meninos, nos anos 70 e 80 quando visitávamos os galpões das antigas Escolas de Samba Imperatriz Catarinense e Dez Pra Dez. No ano em que colocamos nas ruas o bloco carnavalesco Boi da Manta, o carnaval de blocos e escolas de samba estava paralisado e fomos acompanhados por uma gama de pessoas apaixonadas pelo carnaval. Hoje nós do Boi da Manta é que acompanhamos estas pessoas. Somos seguidores fieis não só da festa momesca promovida por estas pessoas, mas, das várias ações sociais e culturais advindas do brilhantismo deste povo lindo que forma a ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO VERDE E BRANCO ao qual nossas famílias participam desde o início em 2005 e que neste ano saímos de passistas seguidos pelo apoio dos integrantes do Boi da Manta. No entanto, nos deparamos com a leitura do seu blog, por acaso, em um post onde o senhor nos dá uma conotação debochada, que ilustra a foto do artista Quim Drumond, e afirma em suas escritas, que as pessoas que nos entendem como Escola de Samba, são no mínimo retardadas quando diz: “De duas uma: Eles não sabem o que realmente é uma escola de samba ou acham que as pessoas que acessam o site da Prefeitura de Sete Lagoas são um bando de retardados. Não tenho dúvida de dizer que eles acham que somos um bando de retardados.”

Para guiar nossa retórica e responder suas palavras nos recorremos ao grande pensador Augusto Boal, quando o mesmo diz que: “ O artista precisa da crítica para aperfeiçoar-se”. Sim, precisamos da crítica mesmo que seja destrutiva. Somos um grupo pessoas, artistas profissionais e amadores, amparados pelo querer popular, compromissados com o controle social através da cultura. Nos sentimos uma verdadeira Escola de Samba e temos muito orgulho disso. Colocamos nas ruas de Sete Lagoas uma manifestação digna do aplauso e sorriso de várias pessoas que estiveram presentes. Nos emocionamos com o resultado conseguido. Pessoas se abraçaram e se ajudaram desencadeando um processo novo no pensamento coletivo e comunitário. Diga-se de passagem, na ala da Comissão de Frente de nossa ESCOLA DE SAMBA participou um portador de deficiência intelectual (ao qual a conotação de retardado é preconceituosa). Fizemos questão de incluí-lo, bem como, todos que quiseram participar do fazer carnavalesco. A comunidade ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO VERDE E BRANCO, do bairro Santa Luzia, o Bloco Boi da Manta e todos que foram às ruas nos aplaudir, não são retardados e se fossem, com certeza seriam incluídos, em nossa ESCOLA DE SAMBA, com o maior carinho e responsabilidade pois, o puxador de nosso samba é o professor de música e maestro Saúva, que ministra oficinas para portadores de deficiência intelectual. Aliás, carinho e responsabilidade não nos faltou por parte dos funcionários da Secretaria de Cultura, do Prefeito e da Polícia Militar. Depois de ler seu post, intelectualizado e crítico, só nos resta convidá-lo a participar da nossa comunidade ESCOLA DE SAMBA IMPERIO VERDE E BRANCO. Quem sabe assim, participando, nossas idéias convergem para uma melhora no pensamento da luta contra o preconceito.

Não estamos escrevendo para defender o prefeito e muito menos para justificar uma ou outra falha que nossa emoção nos impeça, momentaneamente, de perceber. Mas, escrevemos para repudiar tudo que vá contra nosso ideal na promoção da diversidade cultural de nosso povo. Não somos interessados na política partidária, na qual seu blog parece referir-se constantemente. Estamos interessados em compor com pessoas que tenham senso crítico a altura de nossos ideais e para tanto, deixamos nossos contatos para que nos procure e possamos, juntos, discutir suas críticas. Para nós, ela fere o moral de todo um contexto e de toda uma comunidade compostas de pessoas com e sem deficiência intelectual.

Atenciosamente

Paulo Henrique de Souza/ Dionei Teixeira
Bloco Carnavalesco Boi da Manta/ Pererê
boidamantacontadordehistorias@yahoo.com.br


Carlos Warlei Vieira de Castro (Saúva)
Escola de Samba Império Verde e Branco
carlosauva@bol.com.br

Obs.: Publicamos a carta acima em apoio aos nossos amigos Paulinho e Saúva, por serem os maiores responsáveis pela luta do velho e bom carnaval de rua. Longe de badulação de prefeitos e vereadores, eles merecem todo o respeteito e consideração pelo trabalho realizado. Mais uma vez, parabéns aos dois.

3 comentários:

Amaro Marques disse...

Senhores,

Ontem mesmo conversa com amigos e comentavamos sobre, especificamente, Paulinho do Boi e Sauva. Nos nossos comentários, levantavamos a possibilidade de desloca-los para o eixo Rio/São Paulo, onde é considerado no Brasil a região onde os artistas são bem sucedidos. Nesta colocação, perceberiamos que comparativamente eles não deixam nada a desejar, ao ser comparados com os artistas que militam naquele eixo. Se lá estivessem os nossos artistas, seriam nacionalmente reconhecidos, pois, em técnica e em aglomeração de seguidores, os dois em nada perdem.

Paulinho e Sauva são patrimônios de Sete Lagoas e os movimentos em que atuam são capazes de extrair o melhor do ser humano. Que cidade ou região não se orgulharia de ter figuras como essa no seu pateão de artistas? Indivíduos que estão promovendo um trabalho invisível de dar identidade ao carnaval local, sem diferenciar pessoar por qualquer forma de discriminação.

Por isso, como os editores desse blog, gostaria de manifestar a minha solidariedade e apoio ao movimento liderado por Paulinho e por Sauva que visa, principamente, personalizar o carnaval sete-lagoano, resgatando manifestações tradicionais a muito enfraquecidas na cidade.

Convido a todos os sete-lagoanos imbuidos em praticas de conservação de nossos valores locais, a garantir, paradgmaticamente, essa conquista de Paulinho e Sauva para que o carnaval seja localmente atribuido ao povo. E neste contexto, sendo o povo o maior protagonista da festa, é para ele que deve ser direcionados todos os investimentos, inclusive com melhoria de acomodações nas passarelas do samba consolidadas(Santa Luzia e Nova cidade) e nas que deve ser criadas (Cidade de Deus, Industrias, Manoa). Basta dar recurso e entregar na mão das lideranças locais que elas fazem o resto.

Cordialmente,

Amaro Marques

Anônimo disse...

Aos que, por esporte, criticam a tudo e a todos, gostaria de lembrar que a cultura é mais do que arte. Ela acessa e transforma as práticas sociais e constrói a realidade. Mais do que um belo e grandioso espetáculo, aos moldes televisivos, o carnaval de Sete Lagoas foi instrumento de resgate da estima das pessoas de bairros como Santa Luzia e Nova Cidade.

Anônimo disse...

Salve mestre saúva.....
Salve mestre Paulinho.....



"As palavras convencem, exemplos arrastam."