quarta-feira, 22 de julho de 2009

Temos água potável?

A equipe completa de dois jornalistas deste blog esteve presente nesta manhã na inauguração do Centro de Envase do Saae, que fica bem no pé da nossa querida e tão esquecida Serra de Santa Helena (mas isso é assunto para outro texto). Aqueles copinhos, com a marca do Saae e com escritos "Água Potável" logo levanta várias questões, talvez até comuns entre a população.

Primeiro de tudo, este lançamento, reconheçamos, é uma ótima sacada de marketing da autarquia. É importante deixar claro que esta água não será comercializada e muito menos será encontrada nos bares e butecos da cidade. Será somente usada em eventos oficiais e distribuídas, segundo a assessoria de comunicação, entre os funcionários do Saae.

Mas voltamos ao pulo do gato do marketing. Com certeza, a distribuição, principalmente entre seus funcionários de uma água potável, eleva a moral dos funcionários. Afinal, eles terão orgulho de beber algo que eles mesmos estão produzindo. É um efeito psicológico, e até por que não, positivo. Será usada aquela frase da "água produzida por vocês, funcionários do Saae". Perfect...

Mas é bom esclarecer um dado à população. Esta água encopada (não será engarrafada, pois não será colocada em garrafa e sim copinhos de 200 ml, por isso a lisença poética) é e ao mesmo tempo não é a mesma distribuída pelos canos da cidade. A água é sim proveniente dos mesmos poços artesianos que é retirada a água do município, mas antes de ser encopada, ela passa por um minucioso processo com vários filtros e inclusive a retirada do excesso de calcário presente. Ou seja, ela é muito bem filtrada antes de ancopada.

Para montar o Centro de Envase, a autarquia gastou R$19 mil, entre compra de equipamentos e reformas das duas casinhas que compõe o local. Mas infelizmente, o próprio proprietário da empresa que vendeu os equipamentos necessários para a filtragem da água não soube informar o custo de seus próprios equipamentos.

Mas no final, tomamos da água potável. E é bem gostosa...

Nenhum comentário: