quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Relatórios batem e afagam a administração

Voltamos....com um pouco de atraso, mas estamos de volta. A última terça-feira foi, digamos assim, MEIO calamitosa para a administração municipal. MEIO por que? Simples, e vamos aos fatos. Em apenas uma reunião, vereadores trouxeram a público dois relatórios originados de comissões de sindicância. O primeiro deles procurava irregularidades em convênio de "cooperação mútua" entre o Município - via Secretaria Municipal de Saúde - e o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). O segundo - e que até o momento causou maior furor - trazia a conclusão da vereança de se havia ou não irregularidades em compras feitas pelo Fundo Municipal de Saúde.

Caros leitores, vocês como pessoas inteligentes, notaram que ambas sindicâncias envolveram, até então, supostos problemas relativos à área da Saúde de Sélagoas. Até então porque após a leitura dos documentos e a partir deles ficou comprovada, pelo menos no segundo, o que a própria Prefeitura já havia confirmado: irregularidades na compra do analisador de urina e problemas também quanto à tal lavadora de alta pressão.

O analisador, conforme o relatório e a partir cálculos sobre valores de compra e análise de orçamento paralelo apresentado pelo vereador Caio Dutra, foi adquirido por quase 10 vezes o valor de mercado. E pasmem: a comissão chegou à informação de que para o poder público, a empresa realmente vende mais caro. Quanto à lavadora, a questão foi o pagamento de um produto e o recebimento de outro, mais barato. E o documento do Legislativo ainda levanta suspeitas, principalmente em relação a um servidor público, que tão logo conversou com os vereadores teria telefonado para a empresa pedindo pelo amor de Deus para que a máquina fosse trocada "porque os vereadores estavam em cima".

Passam-se os anos e as coisas parecem continuar na mesma em Seven Lakes. Ou será que o uso do cachimbo deixa a boca torta? Quanto à alimentação servida pelo HNSG à rede pública de saúde, os vereadores da outra comissão também teriam encontrado irregularidades. Segundo o documento apresentado, com 17 páginas cheias de termos jurídicos em suas iniciais, não seria fim daquela instituição de saúde fornecer alimentação, ou sejam o HNSG não poderia vender para o Município, se é que entenderam, a não ser tratamento médico e afins.

Os relatórios apresentados foram, vamos e convenhamos, um baque para a administração porque, segundo os próprios vereadores escreveram, comprova-se erros graves cometidos, para não dizer outras palavrinhas ligadas às gestões públicas. Mas por que não sentimos isso? Apesar de encontrar irregularidades, o Legislativo preferiu sugerir que o setor competente da administração municipal tome as medidas cabíveis e sugerir que o documento seja encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. Sugestão é uma coisa, cobrança é outra.

A Câmara bateu e afagou a administração, mesmo encontrando "fortes indícios" de irregularidades. Não vamos aqui cobrar qualquer tipo de atitude de quem quer que seja, não é nosso papel. Como sempre salientamos, queremos o bem para Sete Lagoas, tão sofrida em certas épocas e administrações que já se foram. Expomos os fatos, tirem suas próprias conclusões.

2 comentários:

Papai Noel disse...

Corrupção na administração pública selagoana? Isso não existe. É tudo mentira.

Anônimo disse...

A situação é simples...

1- Apuram-se os fatos (compra super faturada)
2- Apuram-se as culpas (quem o fez)
3- Processo administrativo contar os culpados ou o culpado. (Afastam-se dos cargos ou dos setores os envolvidos)
4- Ocorrência policial contra a empresa que emitiu a nota superfaturada e o funcionário e Conselho de saúde que assinou a compra.(Tem que haver uma parte policial para um possível processo cívil contra o herário público)

5 - Desligamento do funcionário (Demissão)
6 - Proceder uma investigação em todo o sistema de saúde para apurar outras situações parecidas. (sugestão, polícia federal em conjunto com o TC tribunal de contas e MP Ministério Público)Aquelas operações fantásticas da polícia.
7- Apurar com relevância se ha envolvimetno do Conselho Municipal de Saúde. (É o conselho que assina a corresponsabilidade das compras para o setor da saúde no Municipio)
8 - Nomear uma equipe paralela para dar continuidade ao trabalho(Sim porque sabemos que funcionário velho no sistema encobre a sistemática da corrupção então, precisamos de outros que não sejam apontados por políticos da câmara e nem do prefeito. Que sejam escolhidos pelo MP)
9- Envolver o MP no assunto e cobrar providências
10- Ligar para Rede Globo para dar o escândalo em nível nacional(Isso já aconteceu antes...)
11 - Êta cidade de mil encantos. É merda pra todo lado e bosta pra todos cantos...

Qualquer lugar sério isso já teria sido apurado... Onde é este lugar sério deste país?

Abraço!