segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ensino público precisa ser valorizado

Voltamos mais uma vez a um assunto que interessa todo brasileiro, em especial os mais jovens, o ensino. A rede pública setelagoana ficou atrás da rede privada em mais um ranking do ENEM, divulgado ontem pelo INEP. Esta é uma mostra de que, em todo o país, é preciso que sejam implementadas medidas para valorizar a escola pública, como melhor infra-estrutura, melhores salários para os professores e atrativos para os alunos.

De acordo com a listagem divulgada no site no INEP, Sete Lagoas seguiu uma tendência do restante do país e as instituições particulares tiveram médias melhores do que as do ensino público. A melhor colocada é o Colégio Impulso, com média total (objetiva e redação) de 697,57. Em seguida aparece o Colégio Cenecista Márcio Paulino, com 674,85 e em terceiro o Instituto Regina Pacis, com média total de 667,47.

As escolas públicas setelagoanas que aparecem na listagem divulgada são todas estaduais, algumas delas com ensino médio regular e outras com Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A melhor classificação ficou com a Escola Estadual Professor Rousset, o Polivalente, que aparece com media total de 574,76. Depois dela vem a E.E. Maurilo de Jesus Peixoto, o Estadual, com 561,56 e em terceiro a E.E. Zico Paiva, com 555,91 de média total.

São números que merecem reflexão dos nossos dignos governantes. Torcemos para que os responsáveis pelo ensino público criem medidas para melhorar os resultados nos próximos anos. A única saída para uma sociedade mais crítica e capaz de gerir melhor os seus destinos é através da educação. A listagem pode ser observada no site www.enem.inep.gov.br

Nenhum comentário: