sábado, 17 de julho de 2010

Vereador serve pra quê?

Pra que serve um vereador? Que saibamos, vereador nada mais é do que o representante do povo, que recebeu dele o voto para fiscalizar as ações do Poder Público, da Prefeitura, do Prefeito e sua equipe. O vereador busca resolver questões salutares de interesse da população - e ganha muito bem pra isso.

No Prelo acompanha o trabalho dos vereadores setelagoanos desde que estes dois que vos escrevem iniciaram suas carreiras jornalísticas, mas esta semana nos pegamos a pensar: pra que serve realmente um vereador em Sete Lagoas? Por que fazemos esta pergunta? Simples, ocorreu um fato no mínimo curioso, pra não dizer perigoso durante e após reunião extraordinária da Câmara, esta semana.

O prefeito enviou o projeto de lei 112/2010 que visava proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em determinado polígono público no entorno da Arena do Jacaré em dias de jogos. Pois bem, a Câmara fez uma reunião extraordinária, antes do recesso - que começou neste sábado - para apreciar a matéria e diante de parecer contrário de uma comissão da Casa, resolveu rejeita-lo, ou seja, por unanimidade derrubou a proibição, tanto é que na última quinta, no jogo entre os Atléticos, houve venda e consumo no entorno tranquilamente.

A Câmara rejeitou, o PL não passou, mas o prefeito decretou a proibição, desta vez em dias determinados. E é isso, ponto final, vírgula, fecha aspas!!! Se é para simplesmente decretar, pra que enviar um projeto para que os vereadores, os representantes do povo, apreciassem? Pra que então existem vereadores em Sete Lagoas? Para se reunirem às terças-feiras, apresentarem pedidos de providência - que quase sempre não dão em nada - e receberem seus salários no final do mês?

Para No Prelo não. A decisão da Câmara deveria ter sido respeitada ou então que se esperasse o fim do recesso parlamentar para novamente enviar o projeto de lei para ser votado. Para que isso aconteça rapidamente é preciso a convocação de uma nova extraordinária, mas será que diante do decreto que foi contra a decisão a própria Câmara vai se reunir? Isso não sabemos, mas em Seven Lakes tudo pode acontecer...

Um comentário:

Ramon Lamar disse...

Queridos amigos e jornalistas,
em primeiro lugar recebam os parabéns pelo blog sensacional. É na esperança do surgimento dessas iniciativas que nós educadores lutamos o tempo todo. Vocês nos enchem de orgulho.
Quanto à questão da Câmara, o caso em pauta é para análise profunda. Não só por nós, mas principalmente pelos próprios vereadores.