terça-feira, 20 de maio de 2008

Gênios da comunicação!!!!

Inovaram mais uma vez a comunicação em Sete Lagoas. Se antes os nossos textos eram apenas sutis quanto às diversas atitudes de alguns órgãos de imprensa ou mesmo assessorias de comunicação, desta vez vamos contar o Santo e o milagre. A justificativa é justamente revelar o que nós jornalistas passamos nos bastidores na cidade.

Estava eu levantando todos os dados das faculdades que existem na cidade, para fazer um caderno completo sobre os vestibulares, para nossos estudantes usarem como uma espécie de guia do vestibulando local, quando de repente me surge essa. Liguei para a assessoria de comunicação da Faculdade Promove, que por sinal tem um curso de comunicação, quando ouço essa resposta que me surpreendeu. Por ser do mesmo grupo da ETV, Jornal Hoje e Rádio Eldorado, toda a divulgação do vestibular do Promove será feito nestes órgãos de impresa. Nada mais justo, afinal, o dinheiro gasto ficará dentro do próprio grupo, ou para o mesmo proprietário.

Mas o fato é que eu estava como jornalista, e não publicitário, que não sou... Estava em busca de informação para fazer as reportagens sobre vestibular, e não vandendo anúncios. Se ainda não entenderam, vou ser mais esplícito: eu não vendia espaço, eu ia colocar GRATUITAMENTE as informações, assim como sempre fiz... Era de GRAÇA, FREE, SEM FICHA, CUSTO ZERO, à sua escolha. Mas não quiseram, preferem colocar apenas nos órgãos do grupo, em vez de ganhar espaço gratuitamente.

Esta é a maior inovação publicitária vista na minha vida desde que comecei a estudar comunicação. Isto vai virar caso para alguns professores de pós-graduação, ou como preferirem chamar, de Case... Pois é um a mudança total nos paradigmas da publicidade e propaganda, e do jornalismo. E olha que fui até à mesma faculdade, há pouco mais de um mês, para falar a relação jornalista X empresa, para o curso de administração. Chamem o Professor Heitor!!!

Por outro lado, quem sabe não estão formando mais uma nova linha de estudos de comunicação em Sete Lagoas, assim como foi a Frankfurtiana de Adorno ou os Integrados Norte-americanos, e nem ficamos sabendo? Acho que quem está errado sou eu. Eles que se tornaram os gênios da comunicação e eu sou o ultrapssado da história.

7 comentários:

Anônimo disse...

Mentalidade tacanha, bem típica de organizações diminutas e que se acham grandes, sem, no entanto, sê-las. Mas cada um tem o direito de fazer da forma como lhe convém...pena!

Anônimo disse...

Essa é a instituição a qual me graduei, até ontem falava até bem do curso sabe, e agora, como diz o tosco do Silvio Luiz, " o que que eu vou dizer lé em casa". Fiquei sem entender tbm meu caro Marcão. mandou muito bem esse post. Kêlabrás e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

putz, apanhei pra colocar meu nome no post acima, rsrsrs, Laerte Costa viu. hehe

Anônimo disse...

Para complementar esse ótimo post do Marcão, duas historinhas verídicas:

- há poucos meses, como assessor de imprensa do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) que sou, fui questionado pelo reitor Dr. Antônio Bahia Filho se eu havia escutado a entrevista do professor/empresário/repórter Luciano Resende, na qual ele declarava ao radialista João Carlos (Musirama/Cultura) que o Grupo Promove (ETV/Rádio Eldorado/Faculdades Promove e Jornal Hoje da Cidade) estaria comprando o UNIFEMM. Na ocasião, a estagiária da Reitoria, aluna Luciana, confirmou que a entrevista tinha mesmo ido ao ar, com essa fala do Luciano.

- há dois dias, um jornalista de Sete Lagoas me fez a seguinte pergunta: "Pablo, o UNIFEMM está comprando a ETV?", numa espécie de inversão do mesmo boato anterior, se vcs me entendem...

RESPOSTA ÚNICA: O UNIFEMM começou como faculdades isoladas em 1969 e a fundação que o mantém (FEMM) é de 1966. A missão das duas instituições é a mesma: oferecer ensino de qualidade, formar profissionais éticos e competentes, ser agente ativo do desenvolvimento regional e, PRINCIPALMENTE, intensificar a política de concessão de bolsas de estudo aos alunos carentes, razão primária e primordial da FEMM, que é uma entidade SEM FINS LUCRATIVOS.

Por isso, é idiota pensar que um grupo que visa ao lucro queira adquirir uma entidade sem fins lucrativos; assim como é estupidez achar que uma fundação queira comprar um abacaxi, no sentido da trabalheira que dá, como é uma emissora de TV comercial.

E tenho dito!

Anônimo disse...

Oi Marcão, tudo bem?

estou deixando essa mensagem aqui para desfazer esse mal-entendido
que houve. Não é verdade que só divulgamos nossas informações nas empresas do grupo.Sempre procuramos e recebemos o apoio de todos os representantes da imprensa de Sete Lagoas e região, e inclusive o seu, e somos agradecidos por isso. Tomei conhecimento dessa situação pelo seu blog e, com certeza, as informações recebidas por você foram equivocadas.Vamos procurar verificar quem as passou e tomar as medidas necessárias para corrigir isso. Quanto ao curso de comunicação, gostaria de ressaltar que uma ocorrência como esta não representa todo o árduo trabalho que desenvolvemos para que Sete Lagoas tenha os profissionais qualificados de que precisa. Agradeço o espaço e a possibilidade de esclarecer os fatos e coloco-me à disposição para repassar todas as informações de que precisar. Agradeço, ainda, pela palestra que ministrou por aqui. É sempre muito bom ouvir o que os bons profissionais da área tem a dizer. Um abraço,

Profa. Fernanda Motta
Coordenadora do Curso de Comunicação
Faculdade Promove Sete Lagoas

Anônimo disse...

Oi Marcão,
Aqui é Borréia ou melhor Stefano. Eu tenho um amigo que abriu um bar só pra ele, tem cerveja gelada, melhor tira-gosto, Tv a cabo com transmissão do campeonato mineiro e brasileiro, mas não quer que divulgue pra ninguém. Outro dia liguei para ele e ele atendeu assim: _fala! vê se isso é jeito de um comerciante atender telefone! Perguntei ele onde o bar ficava e ele respondeu: _Em Sete Lagoas. O Promove é igual Chimbica(meu amigo) quer beber a cerveja sozinho! Abraços amigo, vou aparecer sempre por aqui, agora que descobri seu Blog.

Alexandre Picorelli disse...

KKKKKKKKKKK!!!!!
PUTZ ESSA FOI DEMAIS!!
O MARCÃO FAZ O SEGUINTE, LIGA PARA
LÁ E PEDE DESCULPAS POR VC SER JORNALISTA!!!KKKKKKK
QUE VC NÃO VAI COLOCAR NADA DO PROMOVE NA SUA MATÉRIA,PQ VC CHEGOU A CONCLUSÃO QUE REALMENTE SE TRATANDO DE COMUNICAÇÃO ELES SÃO UNANIMIDADE EM SL,(ME RESERVO O DIREITO DE NÃO DIZER UNANIMIDADE DE QUE)KKKKK!!!
ESSA AI NEM QUANDO EU VENDIA O ALMOÇO PARA COMPRAR A JANTA, E ANDAVA COM A PASTINHA DEBAIXO DO BRAÇO VENDENDO ANÚNCIOS!!!!
NO MAIS ABRAÇOS
Alexandre Picorelli
*em tempo : Quando ver meu amigo Ruy Muniz, vou ter que contar essa, quem sabe ele fica sensibilizado!!!