quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Costuras nos bastidores

Após decidido o futuro chefe do Executivo, em 5 de outubro último, além dos 13 vereadores que irão compor a Câmara nos próximos quatro anos, uma "batalha" - no bom sentido, claro - já começou a ser travada nos bastidores para eleger o presidente da Mesa Diretora do Legislativo. Pelo menos quatro nomes são mais falados e cogitados pelos ditos entendidos em política local, sendo Toninho Rogério (PMDB), Milton Saraiva (PP) - o mais votado da cidade por duas eleições consecutivas -, Claudinei Dias (PT) e Duílio de Castro (PMN).

Na verdade, ao que tudo indica, os nomes que realmente parecem polarizar esta disputa são Duílio e Milton, que já abriram a todos que são realmente candidatos ao principal cargo da Câmara. Mas vai muito além de comando, já que Duílio teria o objetivo de sair candidato a deputado nas eleições de 2010 e nada mal ter à sua disposição uma ferramenta muito importante nos dias atuais, a mídia, visto que o Legislativo setelagoano tem um verdadeiro quarto poder em suas dependências, com rádio, TV e portal na Internet.

O vereador reeleito Euro Lanza (PP), do mesmo partido de Milton, disse em entrevista à ETV no sábado passado que existiria entendimentos para que a legenda apoiasse Claudinei num primeiro mandato de dois anos e no segundo tempo, ou seja, de 2011 a 2012, Milton assumiria o posto. Mas Duílio costura nos bastidores e tenta o apoio de outros partidos, conforme informações obtidas por No Prelo, para ser o vencedor com maioria. Nada está definido e muita água vai rolar embaixo desta ponte até o dia 1.º de janeiro, quando acontece a votação, que se não me engano é aberta.

Na verdade, para Maroca tanto faria se Milton, Claudinei ou Duílio fossem os eleitos, mas não é bem isso que se tem observado. Em seu primeiro mandato como prefeito e já vacinado em relação aos bastidores do Poder Legislativo, o novo chefe do Executivo sabe que as pretensões de Duílio são maiores do que uma simples presidência de Câmara. O edil vem se tornando uma liderança e fato é que teve uma votação assustadora neste pleito. E é aí que especulamos: e se Duílio vence a eleição, sai para deputado e, vencendo ou não, se candidata a prefeito, contra o mesmo Maroca - o qual apoiou este ano -, lógico que se Maroca for candidato à reeleição?

Aí amigos, o Mário Márcio terá um problema pela frente. Mas, por outro lado, Maroca não tem como deixar de dar seu apoio do Duílio, visto que o vereador investiu em seu nome, ajudou e agora vai querer a retribuição. Vamos aguardar, especular e nos divertir enquanto não ocorre nada na Terra dos Lagos Encantados...

Nenhum comentário: