quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mais uma....

Enquanto este texto é criado, a Câmara Municipal está realizando mais uma de suas audiências públicas, cujos teores foram motivos de comentários nossos em alguns encontros matutinos aos sábados no Comunicação Total da nossa querida Santana FM 87,9. O assunto desta vez é polêmico sobre, pelo menos, um ponto de vista. O vereador, digníssimo presidente da Câmara, Gilmar Antão, foi quem requereu a audiência pública que tratará de uma possível desapropriação do Parque de Exposições JK para a construção de um Centro de Convenções ou centro esportivo, sei lá.

Pois bem, vamos a alguns questionamentos, que podem não ser aceitos sobretudo pelos moradores daquela região, que diga-se de passagem, na visão do presidente da Casa, têm reclamado barbaridade dos "problemas ambientais" - barulho mesmo - quando há eventos no local. O Parque Jk está naquela área desde o final dos anos 70 e foi para lá justamente porque onde se encontrava, no bairro Canaan, próximo ao Cemitério Santa Luzia, o incômodo era grande. Pelas informações que temos, era um mato só, zona rural mesmo, cercada por terrenos de fazendas e tudo mais.

Aí veio o Parque, anos depois os loteamentos, as casas, os moradores e há alguns anos as reclamações começaram. Ninguém gosta de barulho, sujeira e coisa e tal, porém, quando mudaram para aquele bairro sabiam que ali havia um Parque de Exposições, que todo ano acontece a Exposete, que iria ter barulho e tudo mais. Querem a transferência do Parque para uma área mais afastada, será que daqui há uns 20 ou 30 anos, com o crescimento que fatalmente ocorrerá para seu lado, o JK terá que ser transferido de lugar, de novo? Vai ficar este vai e vem sempre? É justamente isso que deve ser discutido.

É como ressaltamos quanto ao anfiteatro do Casarão. Ele está ali desde que a cidade foi criada, moradores vieram depois, sabiam que era uma praça de eventos e agora reclamam, entram na Justiça para barrar a realização de festas. Se fosse assim, não deveria existir mais carnaval em Diamantina, Sabará, Nova Lima, Ouro Preto e tudo mais, mas não é isso que acontece - aliás, em Sete Lagoas o Carnaval está praticamente extinto porque era realizado no centro. O Parque JK está ali há pelos menos 25 anos, está numa área nobre, bem localizada, com fácil acesso, vamos discutir com exatidão, exaustão e prudência.

Quem sabe o tal "piscinão", que foi comentado na Câmara recentemente, poderia ser anexado também ao tal Centro de Convenções? Fica aí uma dica....ou uma tristeza.

Nenhum comentário: