terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Uma maneira diferente de "enxergar" o jornalismo

No Prelo foi criado há mais de dois anos e desde então temos - Marcos Avellar e Fred Rezende - tentado fomentar a discussão sobre diversos assuntos da sociedade local. No Prelo, como extensão do programa Comunicação Total da Rádio Santana 87,9 FM (edições de sábado), tenta abrir espaço para que opiniões conflitantes possam ser colocadas pelos leitores e ouvintes, logicamente dentro da responsabilidade e da ética, inerente ao trabalho jornalístico sério.

Não sabemos se temos conseguido nosso objetivo, mas a leitura assídua dos amigos e dos interessados no debate sadio e com foco no bem da cidade tem demonstrado que pelo menos parte de nossos objetivos foi conseguida. A liberdade de expressão é um anseio da sociedade e a criação dos blogs conseguiu fazer com que as pessoas pudessem ter visões diferentes de determinados temas. Ou seja, elas não ficam presas apenas à opinião deste ou daquele veículo de comunicação. Ela interage, busca outros ganchos, é uma conquista!

Enxergamos o jornalismo com outros olhos. Nos atemos aos fatos, mas aqui temos a obrigatoriedade de ir mais além, de questionar, colocar pontos de vista que numa reportagem normal não podemos fazer. No Prelo segue a linha de pensamento de seus dois idealizadores, que às vezes discordam entre si, mas após muito papo buscam um ponto comum e colocam-no aqui neste espaço.

O ano ainda não acabou e certamente teremos alguns temas para postar, mas gostaríamos de reforçar o desejo de que no próximo ano possamos debater seriamente os mais diferentes temas daqui e de fora. Reforçamos o compromisso de fazer o jornalismo de uma forma diferente, com uma maneira diferente de enxergar os fatos, sem fofoca e sem o criticar por criticar. Vamos juntos, com responsabilidade!

Marcos Avellar e Fred Rezende
Jornalismo No Prelo

Um comentário:

Renato disse...

Marcão e Fred, parabéns pela iniciativa. Sei o quanto é difícil tentar fazer jornalismo em Sélagoa. O quanto é difícil tentar exercer a profissão em uma cidade que ainda vive nos tempos do leite e do gusa. Longa vida ao No Prelo.