segunda-feira, 15 de março de 2010

Que a ação seja, realmente, mantida




No último dia 24 de fevereiro, No Prelo publicou neste espaço um texto apontando o estado lastimável em que se encontrava um dos principais cartões postais da cidade, a Lagoa da Catarina, uma das sete que dão nome ao nosso querido Município. Pois bem, estes dois que vos escrevem estiveram no local acompanhados de um biólogo e a cena não poderia ser pior: lixo, lixo e mais lixo no - se é que se pode chamar disso - espelho d'água.

Ao ouvir o outro lado, como manda o bom jornalismo, procuramos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a informação era de que a Lagoa seria limpa. E não é que foi mesmo! Onde havia lixo, hoje não há mais e na semana passada uma ação da própria Secretaria, em parceria com a de Saúde, despejou alevinos para combater as larvas do mosquito da dengue. Agora, de acordo com a assessoria da Prefeitura, o poder público parte para um projeto paisagístico.

Muito bem, elogios à ação, mas cabe uma pergunta: precisava haver reclamação de moradores e denúncias na imprensa para que algo pudesse ser feito? A Catarina é uma das sete lagoas oficiais do Município e há anos sofre com o descaso. Gastaram rios de dinheiro em sua "recuperação" há cerca de uns 5 anos, da época de Ronald, o Canabrava, montante que desapareceu junto com a água, que hoje não se mantém.

Que esta ação da Prefeitura seja mantida ao longo dos meses e não apenas após cobrança de moradores ou da imprensa em geral. Que seja, também, estendida a outros pontos do Município.

A foto que ilustra o texto é de QUIM DRUMMOND.

3 comentários:

Stefano Venuto Barbosa disse...

Estou em contato, via twitter com o pessoal do CQC, e em breve teremos Sete Lagoas na Band.

Anônimo disse...

Ridículo.
Depois de diversas denucncias, inclusive a do Prelo, a Prefeitura divulgou com estardalhaço em toda a impresa e "Recuperação da Lagoa da Catarina".
Primeiro: A limpeza devia ser rotina e não ser feita após 15 meses de governo.
Segundo: 2.000 alevinos é ridículo.
Terceiro: continuam lá todos os buracos na calçada do entorno da lagoa.
Quarto: continua lá o abandono total da Ilha das Flores.
Quinto: Continuam abandonadas todas as demais lagoas. Os talude da paulino estão de dar vergonha. A Zé Felix continua sendo assoreada pelas enxurradas lançadas lá. A boa Vista sem comentários, é só ir lá pra ver. A do cercadinho idem. A da Chácara não existe mais. A do Vapabuçú tá indo pro mesmo caminho.

Renato disse...

Nooooooossssaaa! Vai ficar melhor que Copacabana.