quinta-feira, 29 de julho de 2010

Chegamos a mais de 2.300 casos de dengue

Sete Lagoas alcançou, este mês - no apanhado desde o início do ano, a marca de mais de 2.300 casos de dengue clássica confirmados. O número é altíssimo e só vem reforçar o pedido para que a população possa auxiliar o poder público no combate ao mosquito transmissor. Apenas 1 caso de hemorrágica foi registrado na cidade desde janeiro, o que não deixa de ser comemorado diante do aumento deste tipo da doença em outras cidades de Minas, até na nossa região.

A população é, sim, uma das principais responsáveis pelo aumento dos registros. Em pleno século XXI ainda temos pessoas que não permitem o acesso dos agentes de zoononses em suas residências, o que não deixa de ser um atestado enorme de mediocridade intelectual, ou "burrice", como queiram. Se todos não estiverem unidos, poder público e comunidade, nunca teremos menos casos de dengue na cidade. Fica o alerta!

3 comentários:

Ramon Lamar disse...

Amigos, em primeiro lugar, desculpem a piada, não resisti: Zoononses não foi ato falho... tipo zoo non sense??? Teve um episódio, em uma cidade não-lembro-qual, de contratar empresa para limpar terrenos, que foi bem non sense...
Casos de dengue hemorrágica aqui eu conheço dois: Luís do Point (as plaquetas dele chegaram a 6000, sendo a média normal em torno de 250000 e o professor Luiz, ex-diretor do Colégio Estadual (cito o nome de ambos porque já tornaram o fato público e são testemunhas reais, não inventadas). Um deles, já não me lembro mais qual, foi dado como "curado" e só em BH constatou-se a dengue hemorrágica. Vai ver que é por isso que não está nos nossos "ótimos" registros.
Mas não joguem tanta parcela de culpa na população, ela tem a dela, sem dúvida, mas a fiscalização tem até poder de polícia nessas horas, só não exerce porque não quer.

No Prelo disse...

Grande Ramon,
colaborador de pesquisas na área e de piadas non sense...rs.

O caso do Luis do Point realmente é de nosso conhecimento. Mas como você falou, é contabilizado para Belo Horizonte (Sete "Bananas" Lagoas sempre perde algo prá BH), e no momento de escrevinhar este texto não nos foi lembrado de tal caso.

Obrigado sempre pela contribuição. Inclusive, a título de colaboração, vamos deixar sim o zoononses registrado no texto. Quem sabe não chama a atenção das autoridades?...rs
Abraços

Ramon Lamar disse...

Outra coisa que chamou atenção nos dados oficiais é o grande número de casos "ignorados/inconclusivos" de 1088 (nos outros anos foi zero ou 1). Se assumirmos que metade destes são de dengue, é um pandemônio. Convém lembrar que 70 a 80% das pessoas contaminadas seguem assintomáticas. Em outras palavras: gente demais pegou dengue. Eu mesmo, um deles.
Agora, caso de contaminação em SL ser contabilizado em BH é nonsense!!!