terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quem merece seu voto?


Entramos na reta final. Estamos a cinco dias em que milhões de brasileiros retornam às urnas para escolher seus principais representantes. Mesmo que não concorde com o resultado, é importante frisar que a democracia no país está cada vez mais fortalecida. Fato. Temos uma das eleições mais seguras e democráticas do mundo.

Mas perante tanta importância, já parou para pensar em quem realmente merece seu voto? Quem é aquela pessoa que você vai depositar a sua confiança? Já parou para questionar o que ela propôs para ter seu voto? Ou simplesmente ele é uma foto estampada em um cavalete (que por obra e vingança da natureza, uma hora dessas deve estar totalmente encharcado) no meio da praça, que não diz nada, nem uma palavra?

Seu candidato a deputado prometeu mais educação, segurança, trabalho, saúde? E como ele vai fazer isso? Você chegou a perguntar isso para ele? Ou estas propostas não é papel do executivo? Aliás, o seu candidato sabe que papel vai desempenhar se eleito?

Ainda dá tempo de perguntar. E como diz o ditado: perguntar não ofende. Por isso perguntamos: quem merece seu voto?

Obs 1.: Já que estamos perguntando, após o almoço hoje, horário bem propício para pensar, me peguei a conjecturar sobre o pós-eleição. E cabe aqui uma pergunta aos que apoiam a Onda Verde. Caso a Marina Silva fosse eleita, para que lado ela iria correr para pedir apoio em nome da tal governabilidade? O PT de Lula/Dilma ou o PSDB/DEM de FHC, Serra, ACM Neto?

Obs 2.: Agradeço aqui de coração o apoio recebido por todos os amigos do blog. Só estou aqui de novo escrevendo este texto pela força que recebi nestes últimos dias. Espero poder dar continuidade à este espaço. Um abraço a todos.

7 comentários:

Paulo do Boi disse...

Que bom Marcão, no prelo de volta... Vá em frente!!!

Vamos ao comentário.

Assisti ao debate da Record.

Fiquei pasmo com a falta de proposta coerente, de todos, em alguns momentos ri muito do Plínio do PSOL ou PiSOL (como ele pronunica)...
O Pablo postou uma coisa interessante sobre essas eleições no blog do Flávio de Castro. Ele disse estar entre ser um velho carrancudo e um anarquista adolescente. Concordo com ele pois também estou assim...
Quando queremos conhecer uma pessoa, damos a ela poder. Pois bem, Lula tem feito comentários estranhos para imprensa. Anda dizendo que os jornalistas não podem publicar certas coisas. Sei não,mas temo que a oposição perca mais ainda e seja bem menor do que no atual pleito. Como diz o ditado "Toda unanimidade é burra". Não consegui me entusiasmar com Dilma e com o plano maior do PT, esperava mais e não simplesmente a proposta do continuísmo, mas a do melhoramento.

Aqui em Minas: Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come" Não sei o que fazer com meu voto.

Me resta apelar e votar em candidatos daqui da cidade, tanto para Deputado Federeal quanto para Estadual... Espero que dê certo e que nossa cidade consiga fazer pelo menos um Estadual dessa vez.
Merece meu voto aquele que não roube do povo...

Um grande abraço
Paulinho do Boi

Ramon Lamar disse...

Grande Marcão, de volta e com estilo. A propósito, leu minha postagem sobre a legislação dos cavaletes?
Abração, amigo!

Renato Alves disse...

Obrigado por voltar.

No Prelo disse...

Ramon,
li sim seu texto, e me pergunto o por quê o MP ainda não ter feito nada. Pois a população às vezes faz, mesmo que de forma "criminosa", ao detonar estes cavaletes.

Paulinho e Renato,
obrigado pela força.

Ramon Lamar disse...

A justiça e a polícia são cegas, Marcão. Só agem sob denúncia. Aí você vai lá, dá seu nome, endereço, telefone, cpf... eles fazem ou dizem que fazem alguma coisa. Então você começa a receber ameaças, telefonemas anônimos, violação do sigilo... e por aí vai.

Blog do Flávio de Castro disse...

Viva o Prelo!
Viva o Marcão!
Mais do que nunca, o Fred está vivo concosco!

Amaro Marques disse...

Marcão e amigos,

Acredito (e por isso defendo) que a candidatura da Marina é ideológica e visa principalmente atrair todo o país para o debate. Lógico que somos cientes do funcionamento das campanhas e sabemos das dificuldades enfrentadas pelo PV, principalmente numa disputa estrategicamente polarizada entre o PT e pelo PSDB. Mas, no caso de vitória da Marina ou apenas da sua chegada ao segundo turno, não vejo nenhum óbice de aceitar apoio dos outros Partidos. Não é prática no PV demonizar siglas, principalmente por acreditar que a Democracia Representativa se concretiza através deles.
Além do mais, a decisão é muito mais popular. A vontade do povo, mais do que a do Presidente da República, é que tem a capacidade de criar, de manter e de extinguir partidos políticos.
Assim, como o PT buscou nos quadros do PSDB o nome ideal para dirigir o Banco Central do Brasil, o PV também não se constrangeria em buscar nos outros partidos pessoas convictas do ideal defendido pelos seus partidos e capazes de assumirem a responsabilidade de concretizarem uma proposta de governo apresentada, debatida e eleita pela sociedade.
Aliás, uma coisa que gosto de defender é a pactuação entre os que conquistaram a legitimidade. Não considero perda total quando as idéias alcançam a alcunha de serem aprovadas por milhões de pessoas. Tenho fé que um dia a nossa democracia atingirá a capacidade de realizar uma leitura mais fiel quanto a isso. Pois o Brasil não consegue mais ser tão dividido entre vencedores e derrotados. As minorias consideráveis também querem ter vez e parte neste país que ajudam a construir diariamente.

Ah! Que bom, Marcão, que vc segue adiante a idéia primordial deste blog. Aliás, só através das idéias é que podemos conquistar o privilégio da longevidade e, até, o da eternidade... Enquanto houver "No Prelo" Marcão e Fred viverão1

Abs,

Amaro