Entramos na reta final. Estamos a cinco dias em que milhões de brasileiros retornam às urnas para escolher seus principais representantes. Mesmo que não concorde com o resultado, é importante frisar que a democracia no país está cada vez mais fortalecida. Fato. Temos uma das eleições mais seguras e democráticas do mundo.
Mas perante tanta importância, já parou para pensar em quem realmente merece seu voto? Quem é aquela pessoa que você vai depositar a sua confiança? Já parou para questionar o que ela propôs para ter seu voto? Ou simplesmente ele é uma foto estampada em um cavalete (que por obra e vingança da natureza, uma hora dessas deve estar totalmente encharcado) no meio da praça, que não diz nada, nem uma palavra?
Seu candidato a deputado prometeu mais educação, segurança, trabalho, saúde? E como ele vai fazer isso? Você chegou a perguntar isso para ele? Ou estas propostas não é papel do executivo? Aliás, o seu candidato sabe que papel vai desempenhar se eleito?
Ainda dá tempo de perguntar. E como diz o ditado: perguntar não ofende. Por isso perguntamos: quem merece seu voto?
Obs 1.: Já que estamos perguntando, após o almoço hoje, horário bem propício para pensar, me peguei a conjecturar sobre o pós-eleição. E cabe aqui uma pergunta aos que apoiam a Onda Verde. Caso a Marina Silva fosse eleita, para que lado ela iria correr para pedir apoio em nome da tal governabilidade? O PT de Lula/Dilma ou o PSDB/DEM de FHC, Serra, ACM Neto?
Obs 2.: Agradeço aqui de coração o apoio recebido por todos os amigos do blog. Só estou aqui de novo escrevendo este texto pela força que recebi nestes últimos dias. Espero poder dar continuidade à este espaço. Um abraço a todos.
7 comentários:
Que bom Marcão, no prelo de volta... Vá em frente!!!
Vamos ao comentário.
Assisti ao debate da Record.
Fiquei pasmo com a falta de proposta coerente, de todos, em alguns momentos ri muito do Plínio do PSOL ou PiSOL (como ele pronunica)...
O Pablo postou uma coisa interessante sobre essas eleições no blog do Flávio de Castro. Ele disse estar entre ser um velho carrancudo e um anarquista adolescente. Concordo com ele pois também estou assim...
Quando queremos conhecer uma pessoa, damos a ela poder. Pois bem, Lula tem feito comentários estranhos para imprensa. Anda dizendo que os jornalistas não podem publicar certas coisas. Sei não,mas temo que a oposição perca mais ainda e seja bem menor do que no atual pleito. Como diz o ditado "Toda unanimidade é burra". Não consegui me entusiasmar com Dilma e com o plano maior do PT, esperava mais e não simplesmente a proposta do continuísmo, mas a do melhoramento.
Aqui em Minas: Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come" Não sei o que fazer com meu voto.
Me resta apelar e votar em candidatos daqui da cidade, tanto para Deputado Federeal quanto para Estadual... Espero que dê certo e que nossa cidade consiga fazer pelo menos um Estadual dessa vez.
Merece meu voto aquele que não roube do povo...
Um grande abraço
Paulinho do Boi
Grande Marcão, de volta e com estilo. A propósito, leu minha postagem sobre a legislação dos cavaletes?
Abração, amigo!
Obrigado por voltar.
Ramon,
li sim seu texto, e me pergunto o por quê o MP ainda não ter feito nada. Pois a população às vezes faz, mesmo que de forma "criminosa", ao detonar estes cavaletes.
Paulinho e Renato,
obrigado pela força.
A justiça e a polícia são cegas, Marcão. Só agem sob denúncia. Aí você vai lá, dá seu nome, endereço, telefone, cpf... eles fazem ou dizem que fazem alguma coisa. Então você começa a receber ameaças, telefonemas anônimos, violação do sigilo... e por aí vai.
Viva o Prelo!
Viva o Marcão!
Mais do que nunca, o Fred está vivo concosco!
Marcão e amigos,
Acredito (e por isso defendo) que a candidatura da Marina é ideológica e visa principalmente atrair todo o país para o debate. Lógico que somos cientes do funcionamento das campanhas e sabemos das dificuldades enfrentadas pelo PV, principalmente numa disputa estrategicamente polarizada entre o PT e pelo PSDB. Mas, no caso de vitória da Marina ou apenas da sua chegada ao segundo turno, não vejo nenhum óbice de aceitar apoio dos outros Partidos. Não é prática no PV demonizar siglas, principalmente por acreditar que a Democracia Representativa se concretiza através deles.
Além do mais, a decisão é muito mais popular. A vontade do povo, mais do que a do Presidente da República, é que tem a capacidade de criar, de manter e de extinguir partidos políticos.
Assim, como o PT buscou nos quadros do PSDB o nome ideal para dirigir o Banco Central do Brasil, o PV também não se constrangeria em buscar nos outros partidos pessoas convictas do ideal defendido pelos seus partidos e capazes de assumirem a responsabilidade de concretizarem uma proposta de governo apresentada, debatida e eleita pela sociedade.
Aliás, uma coisa que gosto de defender é a pactuação entre os que conquistaram a legitimidade. Não considero perda total quando as idéias alcançam a alcunha de serem aprovadas por milhões de pessoas. Tenho fé que um dia a nossa democracia atingirá a capacidade de realizar uma leitura mais fiel quanto a isso. Pois o Brasil não consegue mais ser tão dividido entre vencedores e derrotados. As minorias consideráveis também querem ter vez e parte neste país que ajudam a construir diariamente.
Ah! Que bom, Marcão, que vc segue adiante a idéia primordial deste blog. Aliás, só através das idéias é que podemos conquistar o privilégio da longevidade e, até, o da eternidade... Enquanto houver "No Prelo" Marcão e Fred viverão1
Abs,
Amaro
Postar um comentário