quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A cidade cobra seu preço II


Voltamos nesta tarde de mais uma tragédia neste final de ano. Agora foi a vez do bairro Padre Teodoro - que assim como o Itapuã, são bairros pobres, de renda baixa - conhecer de perto o drama de uma família de 12 pessoas que vivem em uma única casa. O muro de arrimo, que ficava em um nível superior, caiu em cima de dois quartos e a cozinha da casa. Resultado: três crianças, entre 2 e 13 anos, e uma mulher feridas. Ai podem me falar que foi o destino que causou o fato, que foge das forças do poder público. Será?

O bairro é um não-bairro talvez. Um não-lugar que poucos políticos devem conhecer - e se passaram por lá, foi no máximo nas eleições para pedir votos. É o típico de bairro que a gestão da secretaria municipal de Planeamento está barrando. Bairros sem a mínima estrutura, sem a mínima condição de receber casas. Deve ser este tipo de local que o secretário Flávio de Castro está "barrando" e os poderosos de nossa cidade não andam gostando. É o tipo de bairro, que se olhar as leis e o projeto, não teria sido aprovado. Mas, enfim, foi, e aconteceu a tragédia.

Para se ter uma idéia, não tem como se chegar à casa a não ser à pé. A rua, se é que é rua, íngreme, sem asfalto, cheia de lama e enormes crateras, não dá nenhuma condição de um carro transitar. Pergunto: e como fica o atendimento dessas quatro vidas que ficaram em baixo dos escombros? Não ficam. O SAMU ficou esperando lá em cima da rua, sem poder descer. Além disso, o muro de arrimo que desabou não tem nenhuma sustentação, e o desabamento era questão de tempo. Como foi.

E não para a nossa surpresa ao conversar com os moradores e seus vizinhos, descobrimos que na rua já houve asfalto. Sim, consta na prefeitura que a rua é totalmente transitável, asfaltada. E para a nossa não surpresa, sabe quem foi lá inaugurar? O Sr. Ronald, o Cana Brava.

Ah sim... Já entendemos tudo...

5 comentários:

Ramon Lamar disse...

Fui Papai Noel em 2008 e 2009 nas comemorações feitas na Pastoral da Criança, no Padre Teodoro. Esse ano, infelizmente, não pude ir. Mas meu coração estava lá com as crianças. Quando li a notícia dos acontecimentos tristes no bairro, fiquei bastante abatido. Gostaria que as crianças soubessem, se acaso souberem dessa mensagem, que estou rezando para que a felicidade do dia de Natal se prolongue por todos os dias do ano. Abraços

Anônimo disse...

Adivinhem qual o Prefeito que aprovou o loteamento do Bairro Itapoã?

Vale dar uma conferida, porque tem muito santo do pau oco na história política de Sete Lagoas.

Anônimo disse...

AfrÂnio Avelar foi o prefeito que aprovou loteamento do Bairro Itapoã.

No Prelo disse...

Ao anônimo,
ainda não tivemos tempo de averiguar a informação de quem aprovou o loteamento do Itapoã, mas não acredito que tenha sido na administração do Dr. Afrânio. A sua última administração terminou em 1982, muito anteior à implatação do bairro.
Vamos verificar e respondemos aqui com mais precisão.
Abs

Anônimo disse...

Podem verificar a vontade.
O Itapoã é anterior a 1982.
Vejam a data e a assinatura na aprovação do loteamento.
Depois que AfrÂnio saiu, Cecé fez alguma urbanização e Sérgio Emílio colocou luz na parte de cima (nem isto tinha) asfaltou alugumas ruas, calçou as demais ruas e fez grande galeria pluvial na rua que desce ao lado da escola. Depois Múcio fez a escola e asfaltou mais ruas. De lá pra cá mais nada.