quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A cidade cobra seu preço


O final deste ano está sendo um tanto quanto movimentado para nós, simples jornalistas. Em poucos dias houve um carro que bateu no muro que matou uma criança, um afogamento na Lagoa Paulino, um deslizamento no Itapuã, crateras que se abrem próximo à Arena do Jacaré. Enfim, só notícia boa para a população. Ainda ontem, brinquei com meu amigo Celso Martinelli, em encontro no Bar do Tilapa, mesmo sem o Tilapa, que essa semana ficou fácil fazer jornal na cidade.

Brincadeiras de mal gosto à parte, algumas dessas tragédias mostram que o município começa a cobrar seu preço por um crescimento desordenado e a falta de investimentos. Terra deslizando de barranco já não é nenhuma novidade neste Brasil. Fato. Buracos que se abrem debaixo dos nossos pés, também já não nos assusta mais, depois do memorável buraco do Cecé, como ficou conhecido aquele no bairro Santa Luzia, vulgo, Garimpo. Outro fato.

Mas ao cobrir as tais crateras próximo à Arena do Jacaré (foto acima), tive uma curiosa conversa com um vizinho muito próximo ao local. Vou publicar justamente o que ele me falou ontem, enquanto tomávamos chuva. Lembrando que estou vendendo o peixe que comprei.

Abre aspas
O buraco começou a aparecer há três meses, e nunca fizeram nada. Primeiro tinha uma água que escorria todos os dias na rua, que vinha da caixa d'água do Saae. Depois de muita reclamação dos vizinhos, o Saae resolveu tomar uma providência, e fizeram uma captação da água que escorria e jogaram através de um cano na rede de esgoto. Ao conversar com um encarregado, questionando o por quê daquilo, já que é proibido, ele me disse que o prefeito tinha proibido novas compras, portanto aquilo era uma medida paliativa, até que se resolvesse o problema. Mas o paliativo virou solução definitiva. E a rede de esgoto não aguentava o volume e sempre estourava, no ponto onde começou a abrir o buraco, que só foi aumentando, cada dia mais, até engolir o poste. Agora, me responde uma coisa: não é o próprio Saae que condena as pessoas por jogar água pluvial na rede de esgoto?
Fecha aspas

Enquanto estava lá, Toninho Macarrão, encarregado da secretaria municipal de Obras estava tentando remediar o problema. Segundo ele, o buraco estava sendo monitorado pela secretaria, e que iriam interditar a rua e jogariam pedras no buraco para que ele parasse de crescer. Agora, com a palavra, o Saae.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto isso, quero registrar que é lamentável a atitude do prefeito, que a mando de uns lobistas imbecis que não se preocupam com a nossa cidade e sim com o próprio bolso queira descartar o Fávio de Castro e o Dr. Lairson Couto, cidadãos sérios e competentes...
Se isto realmente acontecer, sugiro um movimento de repúdio juntamente com as entidades de classe e que venha 2012...
TANTA DECEPÇÃO...CADÊ O MEU VOTO?!
Ass: A voz do Povo