terça-feira, 5 de maio de 2009

Primeira derrota

Assim como na saudosa propaganda, a primeira derrota a gente nunca esquece. E a uma hora dessas, o prefeito deve estar amargando a queda do primeiro Projeto de Lei enviado por ele, desde que assumiu. O texto tratava da criação do Órgão Oficial do Município, que vem gerando polêmica desde janeiro. Mas isso é uma outra história.

O importante no fato ocorrido é a análise da votação. Conforme publicamos aqui no blog no texto anterior, sobre a nota do Sete Dias, que falava na possibilidade da formação de um novo bloco de oposição, alguns vereadores estavam prestes a mudar de lado, ou, pular o muro.

E a votação desta terça-feira pode ser uma amostra. Foram oito votos contra, duas abstenções e dois a favor do projeto do prefeito. Dos contra, quatro deles não trouxe muita surpresa, que são vereadores do PMDB, ou seja, teoricamente de oposição. São eles Caio Dutra, João Pena, Toninho Rogério e GIlberto Doceiro. A surpresa ficou com Euro Andrade, Reginaldo Tristeza e Marcelo Cooperselta, este última já constava na lista dos prováveis puladores de muro. Nem mesmo o irmão do prefeito, Celso Paiva, deu seu voto, que junto com Claudinei Dias, se absteve, ou seja ficou em cima do muro. Conforme a orientação da base governista, apenas o líder do prefeito, Renato Gomes, e Dalton Andrade foram favoráveis à criação do òrgão Oficial.

Somente lamentamos que o presidente, Duílio de Castro, não é obrigado a votar. Assim, não sabemos ainda a sua posição quanto ao prefeito. Mas nos bastidores correu a boca pequena, que se votasse, seria contra. Mas isso são apenas boatos...

Alguns já começaram a falar em perda de mandato, outros que Maroca perdeu a direção e a maioria na casa, que está perdido, que seu futuro é... O fato apenas é uma questão de aprovação de matéria, por enquanto. Foi rejeitada, e ponto. Isso ainda, e repitimos, AINDA, não quer dizer nada demais. Vamos esperar o desenrolar da história.

2 comentários:

Paulo do Boi disse...

Em dias de crise onde não está sobrnado dinheiro para fazer nada direito...

Será que não podemos continuar publicando as determinações oficiais do municipio no jornal da câmara mesmo?

Economizar é preciso. Afinal quem paga essa conta somos nós, povo sofrido...

Abraço!

Anônimo disse...

É triste, mas a cada dia fica mais claro a dificuldade de chegarmos ao fim com este mandato. Já se fala abertamente, na Câmara e em toda a cidade do fim desta administração maroquista.
Motivos já exitem. A cotratação ilegal de empresa para a limpeza de lotes já dá causa.
A nomeação de presidente de autarquia em desacordo com a Lei também. Tá na hora dos setores responsáveis da cidade começarem a discutir alternativas. Ronaldo João já!? Esperar que ele assuma a Assembléia e renuncie ao cargo de vice? E ai, o que vem no lugar? Duílio assume. Teremos então novas eleições. Com quem disputando? O próprio Duílio? Não seria o caso de um grande pacto pela governabilidade e superação da crise, esta agora mais política e institucional do que econômica? Candidato unico? O Emílio?
As perguntas são muitas, o que não pode demorar são as repostas.
O blog é sério e pode e deve começar as discussões.