quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quebra de paradigmas


Para quem esperava um preto (sim, ele mesmo prefere que o chamem assim), que veio da favela e cantor de rap chegar e falar gírias e enaltecer o crime, a palestra/conversa com MV Bill deve ter sido uma boa surpresa. De forma clara e objetiva, o rapper falou sobre o mundo das drogas no ponto de vista da sua face mais cruel. Não aquela visão pasteurizada, que sempre são criminosos aqueles que sobem a favela, ou mesmo do filho da classe média que conhece a boca apenas na hora de comprar sua droguinha para manter o vício. É uma visão de dentro, de quem sofre com a guerra, perde com ela. É a dura face da realidade daqueles que são esquecidos pelos engravatados donos do poder.

E foi uma constante quebra de paradigmas, impressionantemente ao contrário. Foi uma reafirmação constante da importância do diálogo com a família, do incentivo ao mundo da leitura, e uma crença à Deus, sem intermediários, doutrinas ou mesmo igreja. "Temos que liberar a educação", foi o que comentou quando perguntaram sobre a liberação da maconha.

E o melhor de tudo é ver como uma pessoa, que nunca teve chances na vida e muito menos sentou em um banco universitário, conseguir ser respeitado através de um trabalho sério e ter o controle de uma grande platéia dentro de um espaço acadêmico, antes reservados apenas a aqueles ditos doutores. E melhor ainda. Ver que muitos ali vinham de comunidades carentes, que estavam ali para ouvir o que ele tinha a dizer.

Para quem ainda tinha algumas restrições, para não dizer preconceitos, foi uma ótima oportunidade para jogar tudo fora e aplaudir de pé a diversidade. Principalmente de pensamentos... Uma boa conversa que deveria ter sido transmitida pelos quatro cantos da cidade, e não restrita a uns poucos que conseguiram entrar. Mas é um bom começo.

Obs.: Por que, coincidentemente, a polícia esteve presente com seu giraflex, no dia da apresentação do MV Bill? Nunca vi nenhuma patrulinha rondando o Campus da Unifemm em dia de aulas normais. O que será que estavam procurando?

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma coisa que percebi é que 80% dos que opinam no blog fazem questao de criticar por criticar. Um assunto tao importante como este que voces abordaram em relaçao ao Projeto Sempre um Papo com a vinda de MV Bill e praticamente ninguem postou comentarios. Uma coisa interessante que voces perceberam foi o público presente. Tenho certeza que a maioria que ali estava era a primeira vez que entravam naquele recinto. Só uma pessoa como o MV Bill poderia fazer esta façanha: Arrebanhar um número expressivo de jovens que vivem no dia a dia o problema das drogas.