quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Exposete: decisão certa ou não?

De antemão, queremos avisar: este texto é mais uma reflexão e uma questão do que qualquer coisa parecida como uma resposta. Ambos escribas deste blog discutiram minutos a fio para buscar uma conclusão e chegamos à seguinte conclusão: não há uma conclusão e sim uma questão que só o tempo vai responder. Então vamos à ela.

No final da tarde de ontem, mais precisamente às 18h, o prefeito Maroca e o secretário de saúde, José Orleans, anunciaram algumas medidas durante a Exposete, que com certeza irá aglomerar milhares de pessoas em um curr..., ops, em um mesmo espaço. Pouco antes de começar a festa, com certeza eles não iriam cancelar o evento, afinal, com isso, iriam acordar a fúria de empresário(s), e de parte da própria população, leia-se, eleitores. Mas então ficaram em opções burocráticas, como a confecção de 5 mil panfletos, isso mesmo, 5 mil panfletos explicativos. Além disso, aconselharam as pessoas ficarem distantes a um metro de gripados e sempre lavar as mãos e carregar papel toalha.

Ai surge a dúvida. Em Sete Lagoas apenas dois casos foram confirmados, por contaminação fora da cidade, outras três deram resultados negativos e duas esperam o resultado. Ou seja, o município ainda apresenta pequenos índices de contaminação, principalmente se olharmos o tamanho da população. Mas se de um lado seguiram as normas e adiaram o início das aulas para evitar aglomerações, então por que deixarão aglomerar cerca de 25 mil pessoas em um mesmo curr..., ops, espaço? E os números são bem diferentes. Será que apenas 5 mil panfletos serão suficientes para as quase 40 mil pessoas esperadas nos cinco dias de exposição, muitas delas vindas de fora?

Por outro lado, a prefeitura de Juiz de Fora cancelou dois eventos que aconteceriam em agosto, e que com certeza teriam uma aglomeração assim como nas Sete-Bananas-Lagoas, um deles inclusive é a festa agropecuária.

Admitimos aos nossos leitores que não sabemos se a medida adotada pela prefeitura é correta. Se entra na paranóia de fechar tudo que aglomere mais de três pessoas ou mantém os eventos, principalmente a Exposete, que é em área externa. Como dissemos, só o tempo vai responder. O resto, é especulação...


Em tempo: o Twitter, nosso novo espaço de comunicação, está temporariamente fora do ar. O gorjeio do passarinho foi atacado por um vírus, mas em breve estará de volta.

2 comentários:

Stefano Venuto Barbosa disse...

Caros Blogueiros,
A gripe suína é uma boa oportunidade de mostrar incoerências e despreparo. Até hoje todas as minhas conclusões forma inconclusas, falta informação definitiva, o que nos permite concluir, que não podemos concluir. Eu não passo perto do parque de exposições, desde que o sertanejo tomou posse definitiva dos shows. E sinceramente eu acho a falta de cultura, muito mais mortal que qualquer derivado do vírus influenza. Prefiro um bom papo, num butequinho de bairro, com os meus bons e velho companheiros, o carinho da futura esposa, onde rola até um poeminha num guardanapo. abraços amigos o blog está sensacional. Antes de ir, gostaria de perguntar, se o SAAE faz uma comunicação aos interessados, antes de fazer as suas intervenções na cidade, porque tudo parece um caos.

LYKO disse...

Enquanto isso no "SUINADO FODERAL"!...