sexta-feira, 11 de setembro de 2009

É necessário diversificar

Já tratamos desse assunto aqui no blog, quando colocamos um texto sobre a crise que tanto assustou, mas que no momento, parece mais um pequeno susto. Mas agora a afirmação, colocada no título deste texto não é de nossa autoria, mas sim de uma professora, estudiosa da economia local, coordenadora de uma importante pesquisa sobre as variações do preço da cesta básica, Daniela Raposo. Incrível como os nossos principais administradores não utilizam tal pesquisa, que traz dados econômicos, para conhecer melhor nosso município e suas carências.

Mas colocando de lado as decepções, voltemos ao texto. Em recente conversa ela disse que se por um lado vê com bons olhos a contínua industrialização da nossa cidade, tem receio da dependência de boa parte da economia de apenas um setor. "A indústria é a principal fonte da economia, segunda as pesquisas. Isso é bom, apesar da crise, mas mostra que a cidade tem uma economia própria e não depende da bondade dos governos", avalia. Apesar disso, ela comenta que hoje o setor guseiro representa 50% de nossas exportações, e sabemos que é responsável por 25% de nossa economia. "Sempre que se torna especialista é muito perigoso para a economia", garante.

Ela vê com bons olhos a implantação de outras indústrias, como Ambev e Brennand, para diversificar a economia, mas que por outro lado cobra maior responsabilidade do poder público. "A entrada de uma indústria sempre tem reflexo alguns anos posteriores e é preciso reaproveitar esses ganhos. Se não houver planejamento, vai continuar tendo vários problemas, como o da violência", reflete.

Para muitos as palavras da professora Daniela Raposo não é muita novidade. Mas parece que alguns de nossos administradores continuaram surdos sobre a questão. O resultado é a cidade em que vivemos hoje.

Nenhum comentário: