terça-feira, 8 de setembro de 2009

Conseguiremos ser sub sede?

Foi com grata satisfação, mas obviamente com os dois pés atrás, que No Prelo obteve a informação de que nos próximos dias - 14 ou 17 de setembro - Sete Lagoas será lançada como candidata a sub sede da Copa do Mundo de 2014. O que nos daria o direito de pleitear este posto todo mundo - inclusive um dos membros deste blog - está careca de saber: proximidade com a capital e com o aeroporto do avô do governador, fácil ligação rodoviária, posição estratégica...e por aí vai.

Nada mais justo do que Sete Lagoas tentar buscar uma lasquinha deste evento que movimenta bilhões de pessoas e milhões de Euros, Dólares, Reais, Yens ou qualquer outra moeda que nossos queridos leitores escolham. O lançamento desta candidatura deve ser feito durante a assinatura da ordem de serviço para as obras na Arena do Jacaré, cujo nome oficial é Estádio Joaquim Henrique Nogueira - mas muita gente se esquece e não cita o nome do pecuarista, apesar de que se não fosse ele nem campo possivelmente teríamos.

O vice governador, Antônio Anastasia, estará em Sete "Bananas" Lagoas para assinar a ordem na semana que vem. Mas nossa querida "city" estará preparada para ser uma sub sede? Teremos infraestrutura necessária para receber a delegação ou os torcedores de uma seleção européia ou de qualquer outro país que irá disputar seus jogos em Belo Horizonte? Temos ainda quatro anos para desenvolver muitos setores que precisam de desenvolvimento há anos e nada ou muito pouco foi feito. Temos uma captação de água saturada, redes de distribuição que precisam ser trocadas urgentemente, nosso trânsito é caótico, nosso sistema de transporte coletivo precisa de estudo - e que este estudo seja, efetivamente colocado em prática. Tudo isso só para citar alguns quesitos.

Estes problemas pontuais já acompanham o Município há anos, muito mais do que quatro, e não foram resolvidos para o bem estar da população. A informação que obtivemos é de que a Prefeitura já tem buscado parcerias, tem feito estudos para viabilizar a possível sub sede. O próprio secretário municipal de Governo, Nadab Abelin, confirmou o interesse e afirmou que o Governo Municipal fará de tudo para captar recursos e investir na melhoria dos serviços e na infraestrutura. Queremos acreditar que dará tempo, o que temos a fazer é isso, até porque somente esta possibilidade pode dar a Sete Lagoas aquilo que administradores públicos já deveriam ter feito há décadas, mas nenhum deles fez.

É o futebol que pode mudar a vida em Sete Lagoas e esperamos que agora seja feita uma verdadeira revolução em vários setores. Que desta vez o futebol sirva para solucionar os problemas e não para mascara-los, como em idos negros tempos dos anos de chumbo.

3 comentários:

Renato disse...

É claro que Selagoa está preparada. Ocês é que tem má vontade com essa linda cidade e seus brilhantes administradores e eficazes empresários de renome nacional.

Selagoa tem os ônibus da Turi - do irmão do Nenê Constantino -, tem as vans dos alternativos, tem o moderno Lago Palace, um grande hotel com vista para a pracinha do Canaan, os excelentes restaurantes na bem cuidada orla da Lagoa Paulino, o aprazível e paradisíaco Parque da Cascata, a bem estruturada Gruta Rei do Mato, uma intensa programação cultural com o melhor da música caipira, um novo supermercado, dois chópin em construção, um prédio comercial escada rolante, sem falar na limpa e lucrativa indústria siderúrgica.

Num farta mais nada. Podem chamar os gringos.

Anônimo disse...

Concordo com Renato em grau, número e gênero. Porém, nos cabe observar que, a parte em que escreve da programação cultural, deixemos claro que só não temos uma programção cultural melhor ou digna de turistas, não por causa de falta de artistas ou bons grupos, mas, devido a falta de uma política cultural adequada aos grupos artisticos da cidade. Por onde passamos, pelo Brasil a fora e pelo mundo, somos aplaudidos de pé e em festivais, onde nos apresentamos,temos o costume de trazer as primeiras colocações para nossos grupos artísticos. Em Sete Lagoas existem 140 cadeiras quebradas no auditório da Casa da Cultura, tem mais ou menos 12 anos. As gestões que por lá passam não conseguem sequer arrumá-las. Ainda tem gente que defende a construção de um grande teatro para cidade. Pergunto, se não conseguimos cuidar de um "ovo" do tamanho da Casa da Cultura, vamos cuidar de um Grande Teatro como?
Tomara que a delegação, que aqui venha passar uns dias, se vier, fosse a da Argentina. Vamos matá-los de cirrose e obesidade, porque a única coisa que iremos oferecer para eles será bebida e comida. A cidade só tem isso e mais nada.

Eles poderiam desembarcar da nosso terminal rodoviário e sentirem o aroma de bosta da fábrica ao lado. Será um belo cartão de visitas. Mas, tem nada não, serão argentinos mesmo...

Um abraço!

Renato disse...

Uai, e o auditório da FEMM (ops, UniFEMM, Centro Universitário, que chique!)? E o palco da Donana? E o Iporanga? Tem ainda a arena do Parque Naútico da Boa Vista.

E tenho certeza que nossos administradores investirão pesado em cultura e turismo até 2014, porque são uns visionários, gente sensível, sagaz.

Selagoa será outra após a reforma da Arena do Jacaré-Nogueirão (bem que diziam isso antes dela ser construída, mas deixa pra lá). Sem falar no chópin e na dupricação da 040 até Curvelo.