segunda-feira, 11 de maio de 2009

É preciso participar


Interessados em cultura: univo-os. Começa amanhã o Seminário de Cultura, organizado pela secretaria municipal de Cultura. E para que dê certo, é preciso participar. Principalmente dando idéias - sejam boas ou más idéias, mas que sejam discutidas - e aceitar a diferença do outro.

Digo isso porque na cidade existe uma espécie de segregação cultural. Aos olhos de alguns, há a "boa cultura", cultuada por aqueles que se acham mais cultos, e o baixo clero, digamos assim. Mas é importante frisar que tudo é manifestação cultural. É tratar o movimento Hip-hop, com a mesma importância que o Clube de Letras, a tal dita MPB (será que isto existe? Mas isto é uma outra discussão) no mesmo nível que outros estilos. O grafite nas ruas da mesma forma que as obras feitas para as galerias. É preciso pensar a cultura como agregadora e não como uma segregadora. A arte é a manifestação da alma, independente da forma que seja ela. Que a cultura seja vista como investimento e não como gasto.

É importante lembrar que é preciso fazer inscrição até hoje, segunda-feira. Que não vá todos os dias, mas que vá e fale, participe. Para depois não ficar reclamando que não existe espaço para a cultura na cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens a vocês do Blog.
Tomara que este seminário descubra e valorize as verdadeiras manifestações e o potencial de uma cultura realmente popular e inclusiva. Não da forma excludente e elitista como vem acontecendo na atual administração maroquista.

Paulo do Boi disse...

Valeu pela divulgação e pela definição...

Detesto filosofar em torno de cultura mas, adoro agir pensando em cultura. A ação é muito importante e espero que este Forum seja amparado por ações vindouras em prol da cultura de nossa cidade. Participar é o mais importante aliás que, participar é uma forma de ação...VAMOS AGIR INDO AO FORUM.
Obrigado aos jornalistas pela atitude, ação, de divulgar o Forum. É assim que se produz jornalismo sério!

Um abraço!