quarta-feira, 24 de junho de 2009

Caso de descaso

É de se assustar aos mais desavisados. Mas para quem já viu de tudo em nossa Sete-Bananas-Lagoas, é mais um episódio de descaso com o bem público, algo típico em nossa cidade.

Hoje pela manhã (24/06/09), fomos a equipe completa de dois jornalistas deste blog, acompanhados também por Celso Martinelli, a mais uma da série de coletivas na Casa da Cultura com os secretários. O assunto era uma espécie de balanço destes seis meses com a secretária Maria Lisboa, da educação. Ela, que teve sua cabeça a prêmio em recente reunião na Câmara Municipal, a pedido do vereador Reginaldo Tristeza, teve serenidade ao responder perguntas dos jornalistas presentes.

(Voltando ao assunto...) Em um dado momento, Lisboa disse algo em meio à sua apresentação que poderia passar despercebido, mas não foi. Quando tratava sobre as reformas necessárias nas escolas - que não são poucas, admitiu - a secretária afirmou que muitos prédios sequer possuem uma planta. E quando há, estão completamente defasadas e não estão atualizadas. Estranho que para qualquer cidadão construir sua casa, é preciso passar por uma imensa burrocracia, pagar centenas de tributos, mesmo em caso de uma pequena reforma e ampliação - em sua própria casa. Mas, como sabemos, o caso é corriqueiro em nosso município, já que o Saae também já apresentou os mesmo problemas.

Ai cabe a pergunta. Será que os tais engenheiros que já passaram pela prefeitura pensavam que serão eternos e nada registram em papel? Ou será que pensavam que seriam eternos, mas no poder? Ou isso seria uma verdade, uma vez que eram sempre os mesmos a perpetuar nas secretarias?

Alguém me responde?

4 comentários:

Anônimo disse...

Ou será que não é uma boa desculpa?
Se não tem, o que é errado e falha grave dos administradores anteriores, cabe a quem agora é a responsável ou o Secretário de Obras que inclusive já o foi, providenciar "as bilt", ou seja, novas plantas atualizadas e mais, implantar regras que vão exigir sejam feitas a cada modificação, ampliação ou reforma.

Bárbara Ramos disse...

Pois é queridas pessoas... Tenho fritado meus miolos pensando POR QUE essas coisas perduram, se (ainda bem... ufa) existe quem se encomoda com tais situações e as explicita de alguma forma. Aí eu pergunto... será que somos uma minoria tão minoria assim, ou será que a população é que tem preguiça de pensar nisso?

Robson disse...

Desculpas...desculpas:

Daqui a pouco vão culpar o João Herculino por ter construído o mercado central, sem o devido projeto de engenharia.

Vamos trabalhar gente. Chega de desculpas. O tempo de vcs está passando moçada.

Robson.

Flávia disse...

Anônimo e Robson,
Acredito que vcs não estavam presentes na coletiva citada ou se não, estão tendo dificuldade de interpretação mesmo diante da colocação dos jornalistas. Essa questão das estruturas irregulares não foram colocadas como desculpa e sim como parte das ações empreendidas pela atual secretária e sua equipe. As irregularidades estão sendo sanadas, mas acredito que não devem ficar na obscuridade os erros cometidos no passado, para que nós cidadãos tenhamos consciência na hora de votar e de como ando os investimentos em políticas públicas essenciais como saúde e educação.
Quanto a explanação de Maria Lisboa, ela a tem repassado a diversos setores e sempre abrindo espaço para qualquer pessoa que queira ouvi-lá e também perguntar, no dia 01/07 ás 15hrs, na Secretaria de Educação, será a vez dos conselheiros municipais, creio que vcs possam participar e aproveitar este espaço partindo para um debate democrático.
Abraços
Flávia