terça-feira, 22 de setembro de 2009

E que oposição é essa?

Hoje vamos ficar restritos às nossas indagações, afinal, há mais mistérios a revelar do que afirmações. Mas antes vamos recaptular. Na última reunião, no dia 15, o clima ficou quente no plenário, não pela temperatura ambiente, mas pelos discursos. Basta ver o texto publicado neste blog no mesmo dia, intitulado "A chapa esquenta 02". Pois bem, nele contamos que vereadores fizeram duras críticas à administração.

Mas hoje parece que tudo mudou. Um dos mais ferozes críticos da última reunião, parece que amansou seu discurso na tarde desta terça-feira. Não importa suas palavras, mas sim o conteúdo. Marcelo Cooperselta confirmou hoje que é da base de apoio ao Maroca, e pronto. Ficaram para trás aquelas insinuações de outrora com cara de oposição.

A atitude é resultado de uma reunião realizada na casa do prefeito na noite desta segunda-feira (será por isso a chuva???). As informações são de que 8 dos 13 vereadores estiveram presentes. Da bancada de apoio que começou no início do ano, apenas Reginaldo Tristeza ainda não confirmou seu apoio ao prefeito, por estar fora da cidade. A própria presença do secretário de governo, Nadab Abelin, que voltou ao plenário após algumas ausências, mostra uma mudança na atitude em relação ao legislativo. Resta saber se vai continuar.

Ficaram de fora apenas os 4 vereadores do PMDB. Mas Caio Dutra, com toda a sua pompa exerceu sua oposição nesta tarde, e começou um bate-boca com o presidente da casa, Duílio de Castro, que também defendeu o governo Maroca durante a reunião ordinária.

O médico Caio Dutra perdeu um aliado que parecia ganhar jeito para discursos inflamados de oposição, Marcelo. Agora ele está praticamente só, em vista do restante da bancada morna PMDBista. Para o presidente do partido, Paredão, também presente na reunião da Câmara, ele falou: "Com isso eu tenho 50% de chance de me eleger", ao se referir às eleições do próximo ano, ao qual ele já se declarou candidato à deputado estadual.

Mas ai chegamos ao ponto principal de tal texto. Precisamos, e não só em Sete-Bananas-Lagoas, mas em todo o Brasil, de uma oposição séria, sem discursos politiqueiros. Onde está o requerimento propalado pelos três vereadores de uma CPI para investigar a perda de R$90 mil da educação? Morreu junto com a reunião na casa do Maroca? Se realmente há um interesse de se fazer um trabalho sério na casa legislativa, e se a denúncia era grave, por que desistiram do requerimento? A população não aguenta mais políticos com discursos que acabam quando os holofotes se apagam. E me parece que foi isso que ocorreu na última reunião.

Segundo a cientista política, Dra. Lúcia Avelar, filha de Sélagoas, e hoje professora do Departamento de Ciência Política da UnB, em Brasília, é do município que vão começar as mudanças no Brasil. É a partir da célula, onde a população tem contato direto com o poder público. Então é preciso começar a mudar essa mentalidade retrógrada de politicagem, e começar a fazer Política com P maiúsculo.

Maroca parece ter vencido uma batalha. Vamos ver o resultado da guerra...

8 comentários:

Anônimo disse...

A pergunta principal é: Quanto vai custar para nós, o povo, que pagamos os impostos, esta reunião na casa do Marcola, digo, Maroca?
Quanto vai custar este cala boca nos vereadores pagos pelo prefeito com o nosso dinheiro?
Vamos aos nomes: Duílio de Castro e Marcelo da Cooperselta do PMN; Claudiney Dias, Celso Paiva e Dalton Andarade do PT; Renato Gomes do PV e Euro Andrade e Milton Saraiva do PP. Chefe de todos: Mario Marcio Maroca do PSDB.

Anônimo disse...

Pela qualidade destes vereadores e pelo jogo de interesses que movem nossos Edis é melhor e mais apropriado começar a conferir e acreditar na Câmara Cover.

Pelo menos eles trabalham sem ônus para os contribuintes sete-lagoanos.

Anônimo disse...

Isso quer dizer então que o Caio Dutra, o Gilberto, o Toninho e o João Pena do PMDB, e o Reginaldo Tristeza do PSOL são os santos da vez? Madre Tereza de Caucutá deve estar com inveja deles. Aposto!

Anônimo disse...

Para o ultimo anonimo:

Podem não serem santos o Caio Dutra, O Reginaldo Tristeza, o João Pena, o Toninho e o Gilberto, mas pelo menos mantem a coerencia de se manterem na oposição, afinal o povo os elegeu em partidos de oposição ao atual prefeito.
Alem do mais nenhum deles esteve na reunião na casa do Sr. Marcola nem negociou benesses para acalmarem na Câmara.

Anônimo disse...

Até onde sei, eles nem convidados foram...

Anônimo disse...

Inteligente o anonimo que fala dos vereadores da oposição. Com isto desvia o foco do principal que foi o arranjo promovido na casa do prefeito Marcola para acalmar os animos de Duílio de Castro e cia.

Anônimo disse...

Mas será que não estiveram em outra reunião negociando benefices para os amigos empreendedores, esposa, etc. E a queda do Ronaldo Canabrava? Quanto Custou?

Robson disse...

Arranjo Delivery:

A Administração maroquista está inovando como sempre.

Agora negociação entre o Prefeito e $eus vereadores se faz em casa .

É a modernidade. Entrega em domicílio.

Robson



Robson