segunda-feira, 9 de agosto de 2010

População, uni-vos

Há males que vem para o bem, já dizia o ditado. Em um momento que a cidade carece de uma liderança, a própria população começa a sentir que as coisas podem andar com suas próprias pernas, é preciso apenas arrumar as tais pernas. Entendamos a partir de dois casos concretos na cidade.

Está marcada para a manhã desta terça-feira uma grande manifestação em favor da criação do Parque da Lagoa da Chácara. Uma entidade não governamental, o Instituto Municipal de Meio Ambiente e Cultura (IMMAC), se juntou ao Bloco do Boi, que abraçam esta causa. Aliás, mais um caso estranho em nossa cidade. Primeiro a Câmara Municipal aprova o parque. Depois vem o prefeito e veta o parque. E por último a Câmara aprova o veto, contrariando a primeira decisão.

Mas de volta ao assunto principal. A passeata está marcada para as 8h, e sai da Praça da Feirinha, a Dom Carmelo Mota, em direção à outra praça, Tiradentes. Estimativas são de que cerca de 1,5 mil pessoas devem participar do evento, jovens e crianças em sua maioria, tudo com o apoio da PM.

Outro caso é também de um organização criada recentemente, o coletivo Colcheia, formado por pessoas de diversas áreas em prol da cultura. No início de setembro, o coletivo vai organizar um debate junto à classe artística, com o objetivo de chamar a atenção da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Pelo andar da carruagem, se a coisa não sai por bem, deverá sair através de forma de pressão.

Ambos casos refletem uma sociedade que começa a se organizar, como forma de assumir seu papel em uma política do nosso século, e não aquela que tanto já nos cansamos de denunciar neste blog.

5 comentários:

Alessandra Lisboa disse...

Marcão, no caso do verbo unir, acho que o certo seria "uni-vos".Só para colaborar.Abraço.Alessandra Lisboa

Anônimo disse...

Acho interessante essa questão da lei de incentivo a cultura, cada seguimento puxa a brasa para sua propria sardinha , o que se tem visto em prol das artes plasticas da cidade tbem tem que valorizar o teatro ,nusica e dança esses tbem andam pelas proprias pernas nos bares, no casarão....e por ai vai,o pessoal que trabalha com musica autoral se vê obrigado a inserir no repertorio covers clichês para prender atenção do publico , mas ai me lenbro de lições do passado,secretarios de cultura e seus "sectarios" usufruindo de verbas, é claro não havia movimentos para pressiona-los a democratizar esses fomentos de cultura,agora vejo mobilização nesse sentido, atraves do Coletivo colcheia que tomara se transfome em uma semifusa para alcançar seus objetivos

No Prelo disse...

Alessandra, valeu pelo toque. E a passeata estava sensacional, união de Cultura e Educação pela mobilização quanto à questão ambiental.

Ramon Lamar disse...

Marcão, os dados estão lá no meu blog: ramonlamar.blogspot.com
Abração!!!

Geraldo Donizete disse...

Uma administração que não consegue nem mesmo fazer a limpeza pública da cidade é impensável que consiga fazer algo para a cultura, o meio ambiente ou para a melhoria do trânsito na cidade.

Portanto é louvável a iniciativa de mobilizar a população para defender os interesses da coletividade. Se conseguirmos o básico, já seria uma grande vitória, mesmo por que, a inércia e a inoperância do poder público municipal é a marca registrada desta administração.

Lamentável!

Geraldo Donizete