segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Há de se ter respeito

Em semanas anteriores abordamos durante o programa a falta de respeito de autoridades para com a imprensa local. Houve parte da mídia taxada de “chapa branca”, assim como houve insinuações quanto a uma possível “distorção” de palavras por parte dos repórteres. Há de se ter respeito, só isso. A imprensa brasileira sempre foi, é, e será uma das armas para que a democracia prospere no país. Não só aqui, mas em todo mundo, é da imprensa que partiram denúncias que culminaram na cassação de homens públicos de grande gabarito – quem não conhece o famoso caso Watergate? –, tudo sempre tratado dentro do absoluto respeito para com as fontes assim como para o tratamento das informações, comprovadas e das quais sempre se obteve os dois lados.
Quantas também foram as vezes que comentamos, nos microfones da Rádio Santana FM, durante os debates do Comunicação Total, aos sábados, a necessidade de um tratamento mais sério das informações, ouvir os dois lados, exercício primordial do bom jornalismo. Mas é fácil atacar a imprensa quando uma informação divulgada, comprovada, não soa bem aos ouvidos da população. O leitor, ouvinte e telespectador – até porque todas as esferas do jornalismo estão unidas no nosso Comunicação Total – necessita de informações isentas, não aquelas difundidas às custas de jornais institucionais.
Novamente, há de se ter respeito. A intimidação através de palavras não serão aceitas e não nos irão calar, pois só temos um objetivo, que é o de bem informar e cremos estar fazendo um trabalho sério, sem as chamadas distorções às quais nos acusam.

Nenhum comentário: