sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Impostos e minhas deduções

Ninguém em sã consciência é a favor de impostos. Principalmente neste Brasil, em que a população só falta pagar imposto para respirar, mas não tem retorno dessa fábula de dinheiro que simplesmente damos aos governos, seja municipal, estadual ou federal. Mas é fato que com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Bancária, vulgarmente conhecida como CPMF, só beneficiou quem realmente tem dinheiro neste país. enquanto isso, nós simples mortais, continuamos nssa vidinha com a alta carga tributária, que contribui para movimentar a pesada máquina do governo.

Explico:
Houve uma vasta discussão em torno da CPMF, que seria um peso para a economia. O brasileiro paga uma carga tributária de 35%, uma das maiores do mundo. A CPMF é uma pequena parte disso, talvez uma das menores. A maior parte está imbutida nos produtos que compramos no dia a dia, desde o pão que você compra no início da manhã até a cervejinha no final da tarde. Ou seja, estamos atolados em meio a impostos, mas não vemos que estamos pagando, o que estamos pagando, quanto pagamos e, pior, para onde vai esse dinheiro. Nossos gloriosos Senadores, principalmente os de oposição ao governo, aos gritos, determinaram o fim do imposto. Mas será que vamos ter uma carga tributária menor depois disso? O que realmente precisamos é de uma discussão séria sobre a pesada carga tributário, e não só esse estardalhaço que fizeram na última semana.
Afinal, até o nosso querido Fernandinho Henrique Cardoso, criador deste petardo, se declarou contra a CPMF. Junto com seu PSDB e o PFL, agora DEM, foram os principais mentores deste imposto, e agora se declararam contra. Hirônico isso.

Mas a quem interessa realmente o fim da CPMF? Será que aos brasileiros, que nem conta no banco tem para fazer uma movimentação bancária, ou aqueles que movimentam fábulas de dinheiro todos os dias, e pagam por isso? Será que interessa a aqueles que fazem lavagem de dinheiro e agora, sem o controle da CPMF, pode voltar a fazer essa movimentação sem controle? Através da CPMF, a Receita Federal, junto com a Polícia Federal, descobriam aqueles que tinham renda incopatíveis com suas movimentações bancárias. Ou seja, lavagem de dinheiro. Sem a PMF a descoberta dessas verdadeiras lavanderias não será mais possível.

A quem interessa o fim da CPMF?

Nenhum comentário: