quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Até que enfim....um debate!

A televisão local (leia-se ETV) realizou na noite da última terça-feira o que chamou de segundo debate entre os candidatos a prefeito de Sete Lagoas. Na verdade, para os membros de No Prelo, tratou-se do primeiro debate, no sentido literal da palavra, realizado na cidade desde o início do período eleitoral, já que os candidatos puderam questionar uns aos outros e comentar respostas. Os demais eventos se ativeram somente à colocação de planos de governo, propostas de administração e uma espécie de entrevista com os “prefeituráveis”, que responderam perguntas de alunos em educandários e de membros da imprensa no primeiro debate realizado pela Musirama FM e pela própria ETV, este último no início deste mês.

Ao contrário do que aconteceu anteriormente em alguns eventos promovidos na cidade, o candidato o PSDB, Maroca, participou do debate desta semana, junto com os outros três concorrentes – Leone Maciel (PMDB), Emílio Vasconcelos (PSB) e Dr. João Batista Araújo (DEM). Eles abordaram três temas pré-estabelecidos pela coordenação e acertados com as assessorias de campanha: Saúde; Geração de Emprego e Renda e Gestão Pública. Na realidade, o debate de terça-feira foi importante e muito importante para que o eleitor, sobretudo o mais alheio ao processo, pudesse observar quem e a quê vieram os quatro candidatos.

Não cabe a No Prelo ressaltar quem foi melhor ou pior no debate da ETV, mas alguns pontos podemos levantar, até para que o internauta possa ter noção de como aconteceu o evento. Não vamos citar nomes de candidatos, para não incorrermos no risco de uma suposta indução do eleitorado. Em certos momentos, o que se pôde notar foi todos contra um e todos contra outro. Em certas ocasiões do evento, transmitido ao vivo, dois contra dois.

Mais uma vez, o debate ficou massante em certos episódios e, além disso, teve candidato que custou a entender a fórmula de sua realização, mesmo tendo ocorrido, anteriormente, reunião entre coordenadores de campanha e do próprio evento para explicar como seria. Houve candidato perdido em meio a respostas e perguntas, o que, na análise final destes jornalistas, mostra imaturidade. Candidato, também, que deveria mostrar mais firmeza em certas respostas, deixou a desejar.

No fritar dos ovos, o debate ficou de bom tamanho para que o cidadão pudesse perceber quem tem, realmente, a capacidade de conduzir os destinos de Sete Lagoas nos próximos quatro anos, seja Leone, Maroca, Emílio ou Dr. João Batista. Teve sim quem marcou presença e personalidade, e quem não tem a mínima condição de ser prefeito. Mas aí quem saberá escolher, na urna eletrônica, no dia 5 de outubro, é o eleitor. No mais, nesta sexta-feira (26/09), as rádios Cultura AM (1.420) e FM (106,9) e a Musirama FM (92,1) realizarão o que talvez será o último debate entre os quatro postulantes. O início é às 9 horas e o término às 11h30 aproximadamente, com transmissão ao vivo. Mais uma vez, No Prelo vai postar textos alusivos ao evento.

Nenhum comentário: