sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Excesso...

O efeito maçante do debate desta manhã na Musirama pode ser o resultado do excesso de debate no processo eleitoral deste ano. O que parece é que todos quiseram promover debates, mas o resultado, na verdade, foi um tiro pela culatra. No final, os assuntos são os mesmos, os discussos são os mesmos, até as palavras usadas pelos debatedores (bem estilo de guerrilha) são as mesmas. Já não surgem tanto efeito como esperado...

Outro fator em comum na maioria dos debates foi a falta de organização e um pulso mais firme dos mediadores. Parecia, em alguns casos, que ninguém sabia o que estava acontecendo, todos ficavam perdidos, sem saber direito as regras. Algumas destas regras mudavam durante o evento, e os próprios candidatos interferiam em como os mediadores deveriam conduzir. E a tendência é tudo se tranformar em bagunça e dar um nó na cabeça do eleitor.

Mas talvez sirva de reflexão para as próximas eleições. Promover debates é importantes, sim, faz parte substancial do processo democrático. Mas porque não promover um número menor de debate, e que tenha maior abrangência na população e diminua a sensação de estar vivendo uma campanha maçante?

Nenhum comentário: