sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Poluem sim... Admitam...

Uma reportagem realizada pelo nosso amigo jornalista Celso Martinelli, o Celsinho, do Sete Dias coloca às claras a atual situação do esgoto em Sete Lagoas. O assunto em si não é muita surpresa e sabemos que é um abacaxi a ser descascado. Prá começar, o local é resultado de invasão, ou seja, a prefeitura não havia programado nenhum serviço para o lugar. Ai a coisa vira uma grande bola de neve, que só aumenta e no final a solução é complicada.

Mas o que chama a atenção é o final do texto, que reproduzimos com destaque aqui. "Via assessoria, a autarquia informou que da Rua da Mata até o final da Horácio Indio Brasil realmente não existe rede coletora de esgoto. O motivo: falta de condições técnicas, já que não há possibilidade de escoar o esgoto até o córrego do Diogo e para realização da obra, a rede teria que passar dentro de uma propriedade particular".

O estarrecedor é a leitura nas entrelinhas. Com esta frase a nossa autarquia municipal de serviço de água e esgoto, leia-se Saae, assume que os esgotos são jogados diretamente em nossos córregos sem tratamento. Então agora é assumida de forma aberta, para todos nós ficarmos sabendo da finalidade de nossas necessidades essenciais do dia-a-dia. É assumir que todos nós estamos contribuindo para a poluição não só de nossos córregos, mas também de nosso solo e mais além, de nosso subsolo, de onde retiramos a água que bebemos, tomamos banho. Ou seja, estamos bebendo o que jogamos, ou o que, desculpe os termos aos leitores, mijamos e cagamos. É muito gratificante saber que estamos reciclando nosso próprio produto, estamos à frente em termos ecológicos.

Com a palavra nossos candidatos...

Nenhum comentário: