sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Maçante

Talvez esta seja a melhor definição para mais um debate que aconteceu na manhã dessa sexta-feira (26/09), na Rede Padrão de Comunicação, que integra as rádios Musirama FM e Cultura FM e AM. Talvez também seja o reflexo do número de debates realizados este ano, e a falta de assunto dos candidatos. Mas isso é uma outra discussão...

Os momentos realmente mais interessantes, e pouco explorados, foram os debates entre os candidatos, seja através do comentário das respostas entre eles, ou mesmo a formulação de perguntas aos oponentes. São estes poucos instantes que a coisa ficou animada, e a discussão ficou mais séria. Fora isso, é meramente uma coletiva de imprensa, em que se formula as perguntas e os candidatos respondem as mesmas respostas.

E a coisa realmente ficou tensa, em momentos como a paternidade da Guarda Municipal. Emílio deu crédito ao seu vice, Paulinho Xup..., ops, Lambe-Lambe, enquanto Leone Maciel afirmou que foi criada através da Lei Orgânica. Mas no fim, a gente sabe que a Guarda Municipal está em frangalho, com pouca estrutura de trabalho. É o que importa.

Outra discussão que nos parece um pouco inútil. Falam todos da criação de mais 30 Programas de Saúde da Família (PSF), além dos 28 já existentes. Só que ninguém fala destes existentes que estão em condições precárias. Em conversa com o Dr. Leonardo Martins, que trabalha em um dos PSF's da cidade, a situação de trabalho continua a mesma que há mais de dois anos, péssima. Ninguém fala em reformular e equipar para melhorar o que já existe, só falam em acrescentar mais equipes.

Além disso, outro destaque que mereceu o comentário de todos os presentes à mesa foi novamente a ausência do candidato Maroca. Mas isso, mais uma vez, é para o próprio eleitor tirar suas conclusões. Afinal, o processo é democrático, e ele tem todo o direito em fazer suas escolhas.

E por último. Além de ouvir bem as propostas dos candidatos, é bom sempre observar de forma crítica quem são os assessores destes candidatos. É o velho ditado: me diga com quem andas, que eu digo quem tu és... é uma máxima que vale na política.

Nenhum comentário: