sexta-feira, 27 de março de 2009

É só chover...



O problema é tão antigo quanto crônico em Sete Lagoas. Basta qualquer sinal de chuva para que a rede de esgoto da época de Dom João VI que temos em nossa cidade estoure em vários pontos. Está aí mais um flagrante de No Prelo, na esquina de ruas Major Castanheira com Professor Abeylard, centro da cidade e ao lado da Praça da Feirinha, nesta sexta-feira pela manhã.

Todo mundo está careca de saber que é preciso cortar a cidade por um todo e trocar de vez a rede de esgoto e de águas pluviais. Mas falta dinheiro atualmente como faltou vontade de fazer em tempos atrás. Queremos acreditar que vontade de fazer não falta a esta administração, o que falta é a grana para implementar os projetos. O saneamento foi debatido na Câmara - de novo - e tomara que tenham, finalmente, chegado a um resultado palpável e realizável, porque só ficar na discussão não dá mais.

6 comentários:

Flavio da Mata disse...

Concordo que muitas redes da cidade precisam ser trocadas e as vezes redimensionadas para receber a população existente e seu crescimento. Mas não podemos esquecer que a maioria dos problemas apresentados nas tubulações de esgoto, durante o período das chuvas, e causado pela falta de conciencia e educação da população que lança suas águas pluviais na rede de esgotamento, gerando uma sobrecarga no sistema, uma vez que o mesmo não foi projetado para tal.

Anônimo disse...

O maior problema é o vício que vários usuarios tem de jogar água de quintal nas redes de esgoto. Assim não a rede que suporta um volume tão grande de água.

Anônimo disse...

Caros amigos,

Quero aproveitar esse espaço não para comentar o assunto do esgoto, mas para falar sobre um fato estranho ocorrido na última sexta-feira. A Vigilância Sanitária, cumprindo seu papel de fiscalizar ambientes onde o cidadão usa para variadas coisas, foi até a sede da Associação Municipal dos Servidores Municipais de Sete Lagoas para uma vistoria, chegando lá foi encontrado tanto absurdo como: piscina com lodo e mofo, estrutura do telhado caindo aos pedaços, sauna com infiltrações e muito, mas muito mofo e suja. O que aconteceu? A associação foi lacrada, fechada pelos agentes sanitários. Bom, mas passando pelo local ontem sábado, percebi que um baile acontecia no local. Procurei sabre o que aconteceu e minhas fontes me disseram que o Presidente Vitalício da Associação Luiz Mãozinha procurou Duílio de Castro, que foi junto com Mãozinha até o prefeito Maroca, que mandou reabrir o clube imediatamante. O Secretário de Saúde não gostou nada disso. Numa conversa com Mãozinha, José Orleans disse que o clube foi lacrada e ficaria lacradao até a solução dos problemas. Maroca não só desautorizou tal ordem como apoiou Mãozinha na reabertura do clube, que não tem condições higiênicas para funcionar. E o pior, uma equipe da ETV esteve no local na hora da diligência, filmou tudo, entrevistou os agentes da vigilância, mas recebeu a ordem para não veicular nada.
Acho que a imprensa precisa dar um destaque a este fato.
Não cito meu nome porque sou funcionário público e apesar das promessas de não perseguição, não me arriscaria em acreditar em políticos, mas o ocorrido foi este e fui testemunha ocular dos fatos.

Stefano Venuto disse...

O problema desses alagamentos não tem nenhuma relação com o uso doméstico da água. A questão é que o SAAE nunca fez o serviço correto, que é acompanhar o crescimento da cidade. Essa autarquia sempre foi um cabide emprego e objeto de manipulação política. Dinheiro não falta, porque na minha casa, apesar da falta de água constante, a conta nunca deu menos de R$ 200 paus. Ou começamos a fazer o que precisa agora, ou vamos ficar presos nas justificativas do passado e todos os anos serão iguais. Nisso tudo o usário é sempre o culpado, os maus administradores sempre os santos crucificados de cabeça para baixo. Até quando viveremos de promessas?
Stefano Venuto

No Prelo disse...

Caro Flávio da Mata, obrigado por sua participação e contribuição ao Blog e a esta discussão que merece ser tratada com responsabilidade. Concordamos quando vc e o Anônimo abaixo de seu comentário ressaltam que as águas pluviais são jogadas na rede de esgoto e isso sobrecarrega o sistema, porém, como foi comentado no programa Comunicação Total da Rádio Santana, no último sábado, falta também fiscalização e punição aqueles que isso fazem, porque sabemos que o problema existe, todos sabem, mas falta resolver e até punir os responsáveis.

Descrente disse...

Muito bem responsáveis pelo No Prelo, se todos sabem que existe o problema do lançamento de águas pluviais nas redes de esgotos, é só punir os responsáveis. Falta é vontade política e coragem para incomodar alguns poderosos.
Isto nunca foi feito nas administrações passadas (gostou Maroca?). Vamos ver se a atual vai ter coragem de incodar os seus iguais.